Começa pré-campanha de vacinação antirrábica

03/07/2013 13:44:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Nesta quarta-feira, ação é promovida na praça do bairro da Costa do Sol, em frente à Escola Municipalizada Polivalente

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram na manhã desta quarta-feira (3), a pré-campanha municipal antirrábica. A ação teria início na terça-feira (2), no entanto, em função das chuvas, os trabalhos foram adiados. A meta do município é imunizar 27 mil animais entre cães e gatos, a partir de um mês de idade, até o final de agosto.

Nesta quarta-feira, os agentes promoveram a vacinação no posto que foi montado na praça do bairro da Costa do Sol, em frente à Escola Municipalizada Polivalente. Os trabalhos tiveram início às 8 horas, com término às 16 horas. O posto foi montado também na Alameda Etelvino Gomes em frente ao mercado SOS, na Riviera Fluminense.

De acordo com o cronograma montado pelo CCZ, a pré-campanha prossegue nesta quinta-feira (4) na praça do bairro Novo Cavaleiros e na guarita do Recanto da Lagoa, São Marcos.

Já nesta sexta-feira (5), os agentes do Centro de Controle de Zoonoses vão realizar a vacinação na praça do bairro de Imboassica e na Granja dos Cavaleiros.

O objetivo principal da pré-campanha é assegurar o controle da raiva animal no município. A vacina é gratuita e acontecerá de segunda a sexta-feira de forma itinerante sempre em dois bairros diferentes. A gerência do CCZ ressalta que nos dias de chuva, a vacinação será cancelada e reagendada. A coordenação enfatiza também que as vacinas não serão disponibilizadas para os donos dos animais aplicarem em suas residências. 

O CCZ recomenda que os animais devem estar sempre acompanhados de um adulto que possa segurar o animal durante a aplicação. É preciso também estar com a carteira de vacinação do animal.

Raiva- A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Orientações em caso de mordida ou arranhão feita por animal:

• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;

• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;

• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.

• Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.

Saiba os locais de vacinação para a próxima semana:

Dia 8, segunda-feira: Novo Horizonte, no campo de futebol e no bairro da Imbetiba, na orla da Praia de Imbetiba – em frente à banca de jornal.

Dia 9, terça-feira: Visconde de Araújo, na praça da Igreja Santo Antônio e Ilha Leocádia, na Associação de Moradores.

Dia 10, quarta-feira: Visconde de Araújo, na praça da Igreja Santo Antônio e no bairro Miramar, na Praça da Estação.

Dia 11, quinta-feira: Maringá, na praça do bairro e no Morro de São Jorge, na quadra poliesportiva.

Dia 12, sexta-feira: Maringá, na praça do bairro e Aroeira na praça do CIEP


Fotos Relacionadas