Começa Primavera dos Museus no Solar dos Mellos

19/09/2022 15:53:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin/Divulgação

Eventos prosseguem até sexta-feira (23) no Museu da Cidade de Macaé

Começou, nesta segunda-feira (19), a Primavera dos Museus, um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com museus de todo o país. Em sua 16ª edição, conta mais uma vez com a participação do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. A programação, que vai até sexta-feira (23), abrange toda faixa etária escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior, e é aberta ao público.

O marco inicial da semana foi a abertura da Exposição ‘Independência e Museus - Outros 200, Outras Histórias’.


“A exposição é voltada para o público infantojuvenil. Nós pensamos em fazer trabalhos pedagógicos que atinjam toda faixa etária escolar. Nós temos essa parceria com a Secretaria de Educação, eles têm a logística, trazem as crianças e nós damos o guiamento. O objetivo aqui é a criança sair entendendo a importância de estar inserida na sua própria história”, disse a diretora do museu, Patrícia Barboza.


Além de peças que remontam ao período da independência nacional e peças que ligam Macaé a esse contexto, a exposição também conta com cerca de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) da Secretaria de Educação de Macaé. A mostra inclui obras em diferentes técnicas como: desenho com grafite, desenho com lápis de cor, colagem, aquarela, desenho digital, pintura com tinta acrílica e técnica mista. A curadoria da exposição é do professor de Artes e artista plástico, Richardison Mello.


“Além das disciplinas regulares, que fazem parte da base comum curricular, o CAp tem como proposta pedagógica trabalhar uma parte diversificada, onde a gente ministra as disciplinas eletivas, dentro delas está a disciplina de Desenho, onde os alunos que se inscrevem já trazem uma queda pelo assunto. É uma turma muito seriada. Ou seja, o que está exposto aqui é fruto do trabalho dessa disciplina eletiva”, comentou a Coordenadora pedagógica do Colégio de Aplicação, Renata Quintanilha.


A abertura da semana teve, também, a presença do secretário de Cultura, Leandro Mussi, e da diretora adjunta do CAp, Aline Oliveira.

Programação

Na programação, estão ainda edições especiais de projetos regulares do museu para estudantes. Nos dias 20 e 23, às 9h e às 14h, haverá ‘Visita Guiada'. No dia 21, também às 9h e às 14h, ‘Lugares de Memória’, no Forte Marechal Hermes. E, para o público em geral, encerrando a programação da 16ª Primavera de Museus, às 19h, ‘Curta no Museu’, apresentando ‘O Canto do Rio Macaé’, de André Pacheco, José Paulo e Rafael Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ).

Além da exposição e as edições especiais dos projetos do Solar, haverá outro evento. No dia 22, às 18h, acontecem as palestras com lançamento dos livros ‘Educação das relações raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico’, do professor doutor Jorge Luís Rodrigues dos Santos, e ‘Como pessoas comuns transformam fraquezas em forças’, da professora doutora Gabriela Barreto de Oliveira.


Fotos Relacionadas