Começa Semana da Enfermagem de Macaé

11/05/2023 14:30:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Evento foi aberto nesta quinta-feira no salão nobre da Câmara Municipal

A Semana da Enfermagem de Macaé começou, nesta quinta-feira (11), na Câmara Municipal. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação Geral de Enfermagem, em comemoração ao Dia do Enfermeiro, prossegue, nesta sexta (12), com a presença de diversos profissionais da área. A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito Welberth Rezende.



“A pandemia evidenciou o que já era óbvio: o cuidado dos profissionais de enfermagem com a sua missão na saúde. Aos enfermeiros, técnicos e auxiliares, que contribuem com o novo ciclo de desenvolvimento de Macaé, vamos estar sempre juntos. A ideia é reconhecer o valor de cada um de vocês, que são fundamentais para a humanidade”, frisou o prefeito.



O encontro, com o tema “Empatia e Amor no Cuidado com a Vida”, tem na programação, durante dois dias, palestras com assuntos como humanização, saúde mental, imunização, saúde da mulher, racismo na saúde, doação de órgãos, entre outros.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, destacou a importância dos profissionais para a humanização da saúde.


“A nossa alegria é poder contar com pessoas que amam a sua profissão e transformam isso em acolhimento. Essa atitude é fundamental para realizarmos ações de qualidade na saúde”, acrescentou.



O presidente da Câmara Municipal, Nilton César Pereira Moreira (Cesinha), participou da solenidade de abertura.


“A Enfermagem é um debate importante de respeito e amor à vida. Parabéns pelo empenho e dedicação na saúde pública”, ressaltou.



Para a coordenadora geral de Enfermagem, Renata Viana, a semana representa uma oportunidade de atualização.


“A proposta da Secretaria de Saúde é agregar e acolher os profissionais de enfermagem. Com a discussão de vários temas, iremos ter oportunidades de capacitação e gerar valor para a sociedade”, disse.



A secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, falou sobre a importância de reconhecer os profissionais da enfermagem na rede de saúde.


“Todos os dias eles promovem acolhimento e assistência à saúde para garantir bem-estar no tratamento e pós-tratamento, estabelecendo uma conexão humana com aquele que precisa de cuidados”, frisou.



Já a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, afirmou que a enfermagem cresceu.


“A busca contínua pelo conhecimento fortalece a categoria. Hoje temos um celeiro de profissionais capacitados dentro do município”, comentou.



O evento contou, ainda, com a presença das representantes de órgãos municipais da saúde, Rosana Espíndola (Alta e Média Complexidade) e Miriam Benjamin (Atenção Básica).


“Tenho muito orgulho de ser enfermeira e uma trajetória dedicada ao serviço público”, disse Rosana. “Meu coração aqueceu ao rever diversos profissionais da nossa categoria”, pontuou Miriam.


Programação:
- Humanização da assistência em UTI neonatal - Projeto Octo - Enfermeira Sumaya dos Santos Almeida Campos;

- Saúde Mental - O bem-estar físico e emocional dos profissionais de Enfermagem - Lorrane Pinheiro Moreira Ferreira;

- Empatia a amor no cuidado com a vida - Gunnar Carelli Taets;

- Valorização da imunização - Mariana Rangel Gulão Galvão;

- Atendimento interdisciplinar no paciente portador de lesões cutâneas: resultados - Michelle Barbosa Almeida, Suellen Azeredo de Almeida e Fabrine Albuquerque;

- Cuidados Paliativos - Maria Albernaz;

- Saúde da Mulher - Hugo Torquato Maia, Vanda Pereira da Rosa e Andreia Guimarães Pinheiro Nascimento;

- Racismo na Saúde - Rosângela Gomes Paulo Constantino;

- Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes e seus desafios - Paula Egypto de Carvalho.

Momento para cuidar-se:
- Meditação e Ioga - Enfermeira Ana Paula Dal-cin Teixeira Terra;

- Auriculoterapia - Maria de Fátima Rodrigues de Brito;

- Musicoterapia - Professor Gunnar e Coral da UFRJ.


Fotos Relacionadas