A Semana de Prevenção a Acidentes (Sipat) 2023 começou nesta segunda-feira (11) e prossegue até sexta-feira (15), no Paço Municipal. O evento, realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), é direcionado aos servidores da Prefeitura de Macaé, com o tema “Empatia é uma Prevenção". Durante cinco dias serão apresentados assuntos que abordam a segurança e saúde do trabalhador. Durante o encontro, também estão sendo oferecidas medições de glicemia e hipertensão arterial, realizadas pelos estudantes do Instituto Politécnico de Saúde (IPE).
O presidente da Cipa, Marcelo Oliveira, destacou que a proposta é que o público seja multiplicador dos temas em debates em cada local de trabalho. “As ações são voltadas para a melhoria das condições no ambiente de trabalho e, ainda, minimizar as doenças ocupacionais”, acrescentou.
A programação foi aberta com a palestra sobre “Racismo Estrutural”, realizada pela secretária municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Brás. “Já avançamos bastante nas ações afirmativas para combater o racismo estrutural. Macaé é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter uma secretaria para combater essas questões e a luta precisa estar no nosso dia a dia”, frisou a secretária.
Na sequência, os servidores conheceram a “Nomofobia”, com o palestrante João Alves da EFX Group. O tema é o ato do uso excessivo do celular seja no trabalho, na direção do veículo ou de não conseguirmos viver sem o uso do mesmo. O encontro continuou com a palestra “O Poder dos Juros Composto nos Investimentos”, com o assessor de investimentos Thiago Ximenes, além da oficina musical para felicidade no trabalho, realizada por Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets.
"O diferencial da programação deste ano é que buscamos abordar temas que hoje estão em evidência no dia a dia e conscientizar cada vez mais nossos servidores, tanto no ambiente de saúde e segurança do trabalho, quanto a outros problemas do cotidiano", acrescentou o presidente da Cipa.