Foto: Guga Malheiros
Ação visa eliminar os mosquitos nas fases larvária e adulta
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (10) o trabalho de pulverização no Canal do Capote, no bairro da Glória. A ação visa eliminar os mosquitos nas fases larvária e adulta.
De acordo com os supervisores, os agentes de limpeza realizaram a retirada das plantas aquáticas do canal, agora a equipe do CCZ começou o trabalho com carro fumacê e a máquina costal, para que se faça o controle dos insetos.
O inseto predominante na área segundo resultado das amostras recolhidos pelos agentes de endemias é o culex (pernilongo). A pulverização será realizada ao longo da semana em toda extensão do canal.
Levantamento – Os agentes de endemias do CCZ já estão atuando nas áreas onde o índice de infestação predial foi considerado de risco pelo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 20 e 24 de maio.
Os bairros onde estão os maiores índices são Engenho da Praia (9.6%), Miramar (8.3%), Praia dos Cavaleiros (6%), Cajueiros (5.9%), Horto e Imbetiba (5%) e Malvinas (4%).
Os agentes intensificaram as ações de educação em saúde, orientando os moradores sobre os depósitos predominantes onde os focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados.
A pesquisa apontou que os depósitos predominantes são os utilizados para armazenamento de água como tonéis, galões e tambores, os recipientes móveis, vasos e pratos de plantas e os fixos.