logo

Começam as inscrições para a 2ª Semana de Integração Científica

10/09/2010 17:12:32 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Cidade Universitária se prepara a “2ª Semana de Integração Científica” (Sic) que reunirá dois importantes fóruns: o “2º Encontro de Integração Científica” e o “4º Fórum Científico da Bacia de Campos”, apresentando ainda a “2ª Jornada de Pesquisa-Extensão da UFRJ/Macaé”, com apresentação de trabalhos. As inscrições gratuitas para as mesas-redondas, palestras e minicursos já estão abertas e podem ser feitas por telefone. O evento, que acontece do dia 20 ao 24, das 8h às 21h, terá atividades no pólo universitário e no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem).

A “2ª Semana de Integração Científica” é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ e da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com patrocínio do Banco do Brasil. Para a prefeita em exercício, Marilena Garcia, com ações como essa, a universidade cumpre seu papel de expandir o conhecimento gerado na Cidade Universitária para toda a comunidade.

- A UFRJ propiciará à sociedade com a “2ª Semana de Integração Científica” mais uma oportunidade de acesso a saberes de diversas áreas, de crescimento intelectual, profissional e pessoal, de troca de conhecimentos e de debates -, disse. No “2º Encontro de Integração Científica” e “4º Fórum Científico da Bacia de Campos” estarão disponíveis seis mesas-redondas, dez palestras e quinze minicursos. Já a “2ª Jornada de Pesquisa-Extensão da UFRJ/Macaé” exporá cerca de cem trabalhos de graduandos da UFRJ, em seminários e em pôsteres.

As inscrições serão aceitas até o dia de início de cada atividade, caso haja vaga. Para efetuar sua inscrição o interessado deve comparecer a secretaria de Extensão da UFRJ, no segundo andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros, ou ligar para (22) 2796-2564, ou ainda ir ao Nupem, no bairro São José do Barreto. Mais informações podem ser obtidas também pelo número (22) 2762-9613 ou pelo e-mail extensão@macae.ufrj.br.

A expectativa de público para o evento é de mil pessoas, entre os 570 alunos da UFRJ e sociedade em geral. “As atividades serão ministradas por professores da universidade e seus convidados, que virão reforçar as pesquisas em algumas áreas ou contribuir com outras que não temos ainda nos pólos, como, por exemplo, a mesa redonda ‘Análise Forense’”, explica a técnica em assuntos educacionais da UFRJ, Cristiane Teixeira.

Não é exigido nenhum pré-requisito para inscrição nos cursos, porque o objetivo do evento é dar acesso ao conhecimento a quem se interessar. Para as mesas-redondas e palestras não há restrição de vagas, mas para os minicursos estão sendo oferecidas, em média, quinze vagas em cada um.

Os minicursos têm grande variação de temas. Desde “O Problema do Câncer no Brasil e seus Fatores de Risco”, quando a Mestre Roberta de Lima, da UFRJ/Macaé, irá abordar a estimativa 2010 do Câncer, a Política Nacional de Atenção Oncológica, ações de prevenção primária no controle da doença. Passando por “Poluição Hídrica”, no qual o professor doutor Aricelso Limaverde Filho irá tratar dos aspectos e características gerais desse recurso, do ciclo da água, sua contaminação e de fontes de emissões de poluentes, com estudo de casos pontuais.

Até “Oceanografia: Uma abordagem Biológica”, em que os professores Thiago Davanso (UNESP) e Gustavo Sérgio Sancinetti (UNESP) irão tratar de diferentes ambientes aquáticos e sua dinâmica, espécies exóticas e, inclusive, da metodologia de coleta e Pesca. Também o minicurso “Peixes costeiros e de águas profundas da Bacia de Campos” apresentará conhecimentos sobre a diversidade de peixes costeiros e de águas profundas da Bacia de Campos. Serão enfocados os principais grupos que compõe a fauna da região, com uma síntese sobre os métodos de coleta, análise e identificação.

2º Encontro de Integração Científica

O “2º Encontro de Integração Científica” conta com cinco mesas-redondas na Cidade Universitária. No dia 21,“Cuidado em Saúde: Você sabe o que é isso?”, às 14h, e “História da Ciência”, culminando com o lançamento do livro "Ecólogos e suas Histórias: Um Olhar sobre a Construção das Ideias Ecológicas", às16h. Dia 23, haverá a “Métodos Qualitativos nas Pesquisas em Saúde: Tendências e Possibilidades”, às 14h, e “Alimentos Alternativos e Inovação”, às 16h. No dia 24, às 14h, acontece a mesa-redonda “Química x Meio Ambiente x Sustentabilidade”.

As palestras previstas na programação ministradas na Cidade Universitária são: no dia 20, às 19h, “Intercâmbio técnico-científico com a Harvard Medical School – Memórias”; no dia 21, “Novas Perspectivas para o Campus Macaé” e “A Epidemia de HIV/AIDS e suas Repercussões Psicossociais", às 14h, além da “Linhas de Pesquisa de Docentes da Medicina da UFRJ-Macaé”, às 16h; dia 23, às 14h, acontecem a “Biossegurança” e “Hepatites Virais na Assistência Primária e suas Complicações na Assistência Terciária”; às 15h, “Os Impactos Ambientais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade” e, às 16h, “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet- Saúde); no dia 24, serão apresentadas as palestra “Práticas Complementares no Cuidado a Mulher”, às 14h, e “Doping Esportivo”, às 16h.

Também foi incluída uma programação cultural. No dia 20, às 14h, apresenta-se o Coral da Petrobras. Dia 21, 18h, o grupo musical “Levando a vida na flauta”, da Casa do Caminho. Dia 21, 18h, será o lançamento do livro "Ecólogos e suas Histórias: Um Olhar sobre a Construção das Idéias Ecológicas" e, no dia 24, às 18h, o show da Banda Back in Blues e da Cervical.

4º Fórum Científico da Bacia de Campos

Quinze minicursos serão oferecidos no “4º Fórum Científico da Bacia de Campos”. Na Cidade Universitária acontecem: no dia 20, “Atualização em Contracepção”, das 9h30 às 11h, e “Diagnóstico de Enfermagem: a aplicação da Sistematização da Assistência”, das 8h às 12h; no dia 21, “Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamentos”, das 8h às 12h, “Utilização em Evidências Científicas nas Práticas em Saúde”, das 9h às 12h, e “O Problema do Câncer no Brasil e seus Fatores de Risco”, das 19h às 21h. Nos dias 21 e 23, o “Poluição Hídrica”, das 19h às 21h30; dia 22, das 19 às 21h, “Sistema Único de Saúde: principais delineamentos” e nos dias 22 e 23, das 9h30 às 12h, o “Aleitamento Materno - Implicações para o cuidado integral”.

Alguns minicursos serão realizados no Nupem: “Diversidade e Ecologia de Primatas da Mata Atlântica” e “Diversidade e Técnicas de Coleta de Anfíbios”, de 21 a 24, das 9h às 12h, a primeira com aula prática no laboratório e a segunda com uma saída de campo, no dia 23, das 18h às 22h; “Fotografia Científica Ambiental”, de 22 a 24, das 9h às 12h, com saída de campo, no dia 24, das 13h às 17h; “Oceanografia: Uma abordagem Biológica”, de 21 a 23, das 9h às 12h; “Peixes costeiros e de águas profundas da Bacia de Campos”, de 21 a 23, das 9h às 12h, com saída de campo, no dia 24, das 7h às 15h e “Serpentes Brasileiras: Diversidade, Ofidismo e Técnicas de Coleta”, de 21 a 24, das 9h às 12h, com aula prática. O minicurso “Paleobiologia de Archosauria” acontecerá nos dois pólos. No Nupem dia 29, das 9h às 12h, e nos dias 21 e 22, das 19h às 21h30, na Cidade Universitária.