Foto: Ana Chaffin / Arquivo
Evento será promovido dias 27 e 28 de agosto
As inscrições para 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Macaé, que acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho entre os dias 27 e 28 de agosto, já estão abertas. O cadastro pode ser feito até o dia 25 de agosto, clicando aqui . Pode participar qualquer profissional que atue na assistência e população em geral. O tema deste ano é “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.
A programação no dia 27 de agosto, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), começará às 13h. Já no segundo dia, 28 de agosto, o evento está marcado para 9h. De acordo com a presidente do conselho, Eliana Feres, a proposta é proporcionar a ampla participação de trabalhadores da política de assistência social, saúde, habitação, educação, gestores municipais e pessoas usuárias de benefícios como bolsa família, BPC, serviços de convivência, Nova Vida e todos os interessados em avaliar a situação da assistência social no município, além do estado e responsabilidades do governo federal.
“A Conferência se constitui num amplo e importante espaço de discussão e propostas para fortalecer os serviços, programas e projetos da assistência social em Macaé que, hoje, atua com serviços de proteção social básica, atendendo famílias, idosos, crianças e adolescentes nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) , famílias em situação de violência nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, ainda, pessoas que estão nos diferentes abrigos”, frisa Eliana.
O Comas é um órgão de fiscalização e controle da política de assistência social, formado com representantes do governo e da sociedade civil de forma paritária. Para organização da conferência, o conselho conta com o apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias (Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Comunicação, Esportes, Educação e Cultura).
Além das palestras e grupos de trabalho, apresentações dos serviços também farão parte da programação. Os interessados podem ser inscrever como delegados (representante de algum órgão e instituição com direito a voz e voto ou como participantes como direito a voz). Os que se inscreverem como delegados poderão ser eleitos como representantes do município para participarem da Conferência Estadual de Assistência Social.
Programação
Dia 27/8/2019, terça-feira:
13h - Credenciamento;
13h30 - Abertura Oficial;
14h00- Apresentação Cultural /Serviço de Convivência do CRAS Botafogo;
14h30 – Leitura e aprovação do regimento interno;
15h – Palestras.
Seguridade Social como direitos: desafios contemporâneos -M.s. Marinete Moreira / UFF PURO / Mestre em Serviço Social pela UERJ/RJ.
Painéis da pobreza em Macaé – M.s Darana Azevedo/Assistente Social PMM /Mestre em política social pela UFF/ Niterói
16h30 – Apresentação Cultural / Grupo de Dança Portadores de Alegria;
17h - Coffee Break
Dia 28/8/2019, quarta-feira:
8h30 - Café da Manhã;
9h00 – Apresentação Cultural Serviço de Convivência CRAS Nova Esperança;
9h30 - Como estão os serviços , programas e benefícios da assistência social em Macaé – Márcia Estulano / Assistente Social PMM;
Balanço das deliberações da XI Conferência Assistência Social de 2017/ SMDSDHA;
10h - Grupos de trabalho;
13h - Almoço/ Apresentação da Orquestra popular de Macaé;
14h - Plenária
16h - Eleição de delegados para Conferência Estadual;
17h - Encerramento.