O Forte Marechal Hermes, em Macaé se transformou neste sábado (20), num espaço olímpico. Seiscentos e trinta e cinco alunos da rede municipal de ensino participaram dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais – JEEM - que prosseguem domingo (21). A abertura contou com a presença da secretária municipal de Educação, Milmar Pinheiro e do comandante do Forte, capitão Igor Carlos Batista.
A secretária lembrou que os JEEM são preparatórios para a 13ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas – JEEP - competição estadual, da qual Macaé é hexa-campeão. Milmar acrescentou que estão participando da competição alunos de 16 escolas municipais, entre as áreas urbana e rural. “A cada ano mais alunos participam deste evento, que é um resultado do trabalho desenvolvido pela coordenação de Educação Física da Secretaria de Educação, de incentivo a prática de atividade física”, disse.
Ela ressaltou ainda, a prática esportiva é apenas uma das atividades
extra-curriculares oferecidas aos alunos, principalmente aos adolescentes. A Semed também realiza atividades artísticas, culturais e está sendo implantada a escola de informática.
O capitão Igor declarou ser uma satisfação apoiar este projeto da Semed, pois esta também é uma forma de colaborar com a educação. “O esporte é um fator significativo para uma educação de qualidade e inclusive para a formação do cidadão”, falou.
A estudante Uhuru Figueira, de 15 anos, está competindo pela terceira vez do JEEM, no ano passado foi classificada para o JEEP e conquistou a medalha de ouro na prova de 1200 metros e o terceiro lugar nos 250 metros. Uhuru disse ter descoberto nos jogos a sua vocação para o esporte. “Pretendo voltar este ano para o JEEP e quem sabe quebrar o meu próprio recorde”, disse confiante.