Começam os primeiros estudos da Escola do Trabalhador

21/03/2005 15:39:40 - Jornalista:


A prefeitura de Macaé deu o primeiro passo para a criação da Escola do Trabalhador, no Lagomar. Nesta segunda-feira pela manhã, técnicos da Secretaria de Obras, em companhia do secretário de Trabalho e Renda (SEMTRE), Cláudio Bogado, estiveram no local para visitar as instalações do prédio desapropriado pela prefeitura. O início das obras ainda está sem data marcada, já que o bairro só poderá sofrer intervenção após o processo de desapropriação da área de amortização, determinada pela Justiça Federal.

Uma equipe da Secretaria de Obras (SEMOB) permaneceu durante todo o dia fazendo um levantamento da área. Na quarta-feira, dia 23, o secretário de Trabalho e Renda estará reunido com representantes do SESI/SENAI para um estudo de viabilidade da Escola do Trabalhador. Com esses dados em mãos, os técnicos da Secretaria de Obras darão início ao projeto.

A proposta da prefeitura é poder oferecer, através da Escola do Trabalhador,
educação básica (ensino fundamental, formação pessoal (construção da cidadania) e cursos profissionalizantes nas áreas de petróleo, serviços, construção civil e hotelaria. “A princípio, queremos formar mão-de-obra para atender à demanda do Pólo Industrial, que será criado no município”, lembra Bogado.

Num segundo momento, a mão-de-obra atenderá às próprias empresas que irão se instalar no Pólo. As vagas nos cursos irão priorizar os moradores do Lagomar e bairros adjacentes.