Começam preparativos para o Bairro Cidadão

16/05/2007 14:47:36 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A segunda edição do Bairro Cidadão começa a ser estruturada. O Programa Macaé Cidadão, responsável pela organização do projeto, já recebeu as primeiras fichas com informações dos serviços que serão disponibilizados tanto pelas secretarias municipais quanto por instituições da sociedade civil. O Bairro Cidadão será realizado, no dia 2 de junho, no setor administrativo 7, (amarelo), distrito do Sana.

O Bairro Cidadão é projeto da prefeitura que visa aproximar o governo municipal da comunidade. Neste dia, a população terá a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer os projetos e serviços da atual administração em vários segmentos e da sociedade civil.

O Macaé Cidadão contará com aproximadamente 90 tendas que vão abrigar as secretarias. A secretaria de Obras (Semob) orientará para aprovação, elaboração e/ou legalização de obra de construção de casa proletária com até 70m².

A equipe da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Fundação Leão XIII, emitirá carteira de trabalho, segunda via da carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito. Os interessados em se candidatar a uma vaga de emprego poderão se cadastrar na tenda da Semtre. A secretaria de Assistência Social (Semas) dará apoio a Semtre na emissão de fotografias.

A coordenadoria especial da Terceira Idade de Macaé (Cetim) apresentará seus grupos existentes para estimular a criação de outros na região serrana. A coordenadoria do Plano Diretor aproveitará a oportunidade para fazer uma mobilização junto aos moradores para a implantação da Lei do Plano Diretor.

A divulgação dos pontos turísticos da região ficará a cargo da Empresa Pública Municipal de Turismo (MacaéTur). A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) doará mudas medicinais e atendimento veterinário a pequenos animais. O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) também participará do evento com apresentação de folders e painéis dos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

A Secretaria de Saúde, através da coordenadoria de Saúde Bucal, colocará a unidade móvel para fazer exames, limpeza e pequenas obturações. Paralelo a esses trabalhos, serão proferidas palestras educativas e oficinas para as crianças. O Programa DST/AIDS vai distribuir preservativos e folders.

As alunas da escola de qualificação profissional da secretaria de Educação farão corte de cabelos e exposição dos trabalhos desenvolvidos em outros cursos como biscuit, bijuterias e mosaicos. A secretaria de Esportes (Semel) levará professores para fazer avaliação física, além de colocar jogos de dominó, bola ao cesto, dominó e tênis de mesa. A Fesport levará o karatê, capoeira e jogos para a garotada.

Outras secretarias também já confirmaram presença como a de Meio Ambiente, Procon, Coordenadoria da Mulher e Defesa Civil. Instituições como Viva Rio, Catan, CDL, Amada, Instituto Embeleze, Forte Marechal Hermes, Senai, Senac e Conselho Tutelar vão participar do evento.