A secretaria de Educação de Macaé, em parceria com a Macaé Transporte e Trânsito, iniciou nesta sexta-feira (25) a distribuição dos passes escolares de setembro. A distribuição está sendo feita, de 9h às 17h no Ypiranga Futebol Clube, no Centro. Os passes serão entregues, no mesmo local, até a próxima quinta-feira, dia 31, já que a lei determina que eles sejam entregues sempre nos cinco dias úteis de cada mês.
Os passes de setembro estão sendo distribuídos por funcionários da Mactran, sob a supervisão da Educação. Segundo informou o coordenador do passe escolar, da Semed, Juan Magaldi, a entrega na última entrega foram retirados 17.085 passes pelos usuários, que são estudantes da rede pública, tanto da rede municipal, quanto Estadual e Federal. Toda pessoa que estuda nas escolas dessas redes públicas tem direito ao passe escolar, cuja distribuição atende a lei específica, a Lei 2.237 de 2002.
O coordenador Juan Magaldi informou que, por decisão da Mactran e das empresas de ônibus, é obrigatória a apresentação da carteirinha do estudante junto ao passe nos ônibus e nos terminais. Sobre a solicitação de novas carteirinhas, para alunos novos ou transferidos para o município, os cadastros são realizados nos três primeiros dias úteis de cada mês.
A entrega do passe escolar no Ypiranga Futebol Clube acontece pela segunda vez. Anteriormente, eles eram entregues na Praça Washington Luís. Segundo a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, a mudança atendeu a pedidos da população. Depois de ouvir a secretária, o prefeito Riverton Mussi determinou, em combinação com a Macaé Transporte e Trânsito (Mactran), a transferência do ponto de distribuição do passe escolar da Praça Washington Luis para o Ypiranga Futebol Clube.
- Em diversas ocasiões, pais de alunos me pediram para conseguir um local melhor. Quando participei de um programa em uma das emissoras locais, recebi vários telefonemas com o mesmo pedido. Após uma conversa com o prefeito Riverton e com o presidente da Mactran, Fernando Magalhães, acertamos a mudança para o Ypiranga, disse a secretária.
Milmar Pinheiro colocou que a mudança beneficiou a população, já que no Ypiranga há sombra, lugar para sentar, banheiros e água, o que ameniza o tempo de espera, já que são muitos os usuários que têm direito ao passe, cerca de 22 mil alunos.