Comissão de Conscientização e Prevenção contra Assédio, Discriminação, Intolerância Religiosa e Racismo é criada

27/03/2024 09:21:00 - Jornalista: Equipe Secom

A comissão foi criada pela portaria SEMARH nº 637/2023 em dezembro do ano passado

A Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos (SEMARH) criou a Comissão de Conscientização e Prevenção contra Assédio, Discriminação, Intolerância Religiosa e Racismo.

A comissão, de acordo com o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, tem o objetivo principal de promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso para todos os servidores municipais.

“Pedimos a todos os setores da Prefeitura que divulguem a existência dessa comissão que foi criada por meio da SEMARH, nº 637/2023 de 28 de dezembro de 2023”, explicou.


Ele acrescentou ainda que a comissão tem caráter orientador e educativo, com a finalidade de sensibilizar e informar os colaboradores sobre a importância do respeito mútuo, da igualdade de oportunidades e do combate a qualquer forma de discriminação, seja ela de gênero, raça, religião, orientação sexual, entre outras.


“Acreditamos que é fundamental promover a conscientização sobre esses temas, não apenas para cumprir com obrigações legais, mas principalmente para garantir o bem estar e a saúde física e emocional de todos os envolvidos na administração municipal”, pontuou Aristófanis.

Ele informou ainda que a Ouvidoria Geral do município é o principal canal a ser utilizado na formalização de denúncias relacionadas à casos de assédio, discriminação, intolerância religiosa e racismo.

“Garantimos total confidencialidade e imparcialidade no tratamento das denúncias, assegurando a proteção dos denunciantes e a devida apuração dos fatos. Contamos com a colaboração de cada um de vocês para disseminar essas informações em suas respectivas secretarias e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais justo, ético e inclusivo”, concluiu.