logo

Comissão define temas da II Conferência Municipal de Meio Ambiente

04/10/2007 10:09:18 - Jornalista: Gerson Dudus

Marcada para o início de dezembro, a II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Macaé já tem seus temas definidos. Em reunião realizada esta semana, a comissão organizadora do evento definiu que serão abordados os temas Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Ambiental, Sistema Municipal de Meio Ambiente e controle Social; Resíduos e Impactos Ambientais nos Agro-ecossistemas. Cada tema terá palestras e oficinas, onde os participantes poderão opinar e encaminhar sugestões de para a efetivação das políticas públicas para o meio ambiente.

A comissão organizadora é formada por representantes da Agrape, Agenda 21,CREA-RJ e Secretaria Municipal Executiva de Meio Ambiente. Durante a reunião desta semana, também foi discutida a proposta de sediar a Conferência Regional. Ficou decidido que será encaminhada a proposta de uma Conferência Municipal e Regional de três dias – dois dedicados às questões municipais e um às questões regionais.

Também será produzido um relatório geral da primeira conferência, onde estarão contidos os encaminhamentos definidos, juntamente com os resultados em ações do poder público. Cada tema vai estar coberto por um documento-base para que as oficinas ganhem foco e efetividade nas decisões.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, a II Conferência Municipal tem que aproveitar tudo o que foi deixado de produtivo pela primeira para avaliar o que foi possível fazer e o que vai ser necessário continuar fazendo. “O evento também vai apontar os próximos passos para dar efetividades as ações municipais junto ao meio ambiente”, disse o secretário.

Emery também ressaltou a necessidade das empresas estarem atentas para este momento e se tornarem parceiras tanto na discussão quanto na realização da conferência. “É preciso uma participação integrada de todos os setores da sociedade – governo, empresariado, sociedade civil. Gostaria de reiterar o convite às empresas a participarem ativamente, e as organizações não-governamentais também”, completou o secretário de Meio Ambiente.

A comissão organizadora ainda espera contar com a representação do segmento ambiental e das associações de moradores. Os interessados poderão se apresentar na próxima quarta-feira (10) até às 9h30m na sede da Secretaria, onde será realizada a segunda reunião da Comissão.