A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Macaé (Cipa/PMM) está com nova diretoria para a gestão que vai de janeiro deste ano a dezembro de 2017. O objetivo do setor é atuar junto aos órgãos públicos municipais a fim de garantir o bem-estar dos servidores.
A comissão conta com 24 cipeiros (12 eleitos pelos servidores e 12 escolhidos pela administração municipal), além de quatro suplentes. Segundo o presidente da Cipa, Marcelo de Oliveira, todos os setores da prefeitura passarão por inspeções para assegurar os quesitos de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança).
- Nosso trabalho visa buscar soluções para os servidores, tornando compatíveis e permanentes as ações de prevenção à vida e à saúde física e psíquica – afirmou Marcelo, acrescentando que o principal objetivo da comissão é desenvolver atividades para prevenir acidentes do trabalho e doenças profissionais.
Todos os órgãos públicos são alvo das inspeções, com observação e análise de seus riscos ocupacionais. Ainda de acordo com o presidente, ações serão promovidas com objetivo de despertar o interesse dos servidores pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A ideia é realizar parcerias e trabalhos educativos, incentivando a adoção de um comportamento seguro em seu local de trabalho.
A Cipa participa ainda de campanhas preventivas promovidas pela prefeitura e por representações da categoria, realizando anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da prefeitura está vinculada à Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e está localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634, o telefone é 2762-9549.