A comissão organizadora da II Conferência Municipal de Meio Ambiente definiu nesta quarta-feira (17) algumas atividades e temas para as oficinas que serão trabalhadas durante o evento. A conferência está prevista para ser realizada nos dias 30 de novembro a dois de dezembro na Unidade Descentralizada de Macaé (Cefet /Uned). A Conferência deste ano terá como tema-título “Aquecimento Global - Responsabilidade de Todos”, assunto que também será tratado nas conferências regionais, estaduais e nacional.
Para divulgar o evento, de forma conscientizadora, será realizado nas semanas anteriores à conferência o Circuito Cinematográfico nas escolas, universidades, sindicatos, instituições e outros espaços, com a apresentação de filmes emblemáticos como: “O Futuro Roubado”, “Uma Verdade Inconveniente” e “Mudanças de Clima, Mudanças de Vida”, este último produzido pelo Greenpeace.
As oficinas de trabalho serão espaços onde os participantes terão a oportunidade de estudar os assuntos prioritários, as oficinas receberão para debater os seguintes temas: “Resíduos”; “Unidades de Conservação (UCs) e Áreas de Proteção Permanentes (APPs)”; “Sistema Municipal de Meio Ambiente e Controle Social”, “Impactos Ambientais nos Agro-ecossistemas” e “Setor Empresarial e Responsabilidade Sócio-Ambiental”.
Para o secretário executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, a II Conferência Municipal também vai apontar os próximos passos para dar efetividade as ações municipais junto ao meio ambiente. Emery também ressaltou a necessidade das empresas estarem atentas para este momento e se tornarem parceiras tanto na discussão quanto na realização da conferência.
- É preciso uma participação integrada de todos os setores da sociedade – governo, empresariado, sociedade civil. Gostaria de reiterar o convite às empresas a participarem ativamente, e as organizações não-governamentais também, completou o secretário de Meio Ambiente.
No último dia de evento será realizada a eleição que vai definir os representantes da sociedade civil e do setor empresarial no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS). A eleição será realizada na assembléia geral, de forma democrática, garantido ampla publicidade, transparência e participação na composição do Conselho, que é de fundamental importância na gestão das questões ambientais do município. A próxima reunião da comissão organizadora está marcada para próxima quarta-feira (24), às 9h30m, na Secretaria Executiva de Meio Ambiente.