A Comissão Preparatória da II Conferência Municipal da Cidade de Macaé reuniu-se na segunda-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Macaé (Crea). O encontro visou discutir, apreciar o regimento interno e definir a programação da conferência que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Durante a reunião a equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (COGEPLAD), formada por Theresa Cristina Huguet e Elisangela Sossai, explicou o regimento interno e a competência da comissão preparatória, formada por 25 integrantes. Destes, sete representam o Poder Executivo; três o Legislativo; seis os movimentos populares; três os empresários ligados ao desenvolvimento urbano; três os trabalhadores; um as organizações governamentais, e dois as entidades profissionais e acadêmicas.
A II Conferência Municipal da Cidade de Macaé foi convocada, através de decreto do prefeito, Riverton Mussi (PSDB) e tem como presidente o coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet. A Conferência será organizada pela comissão preparatória sob a responsabilidade da COGEPLAD e desenvolverá os trabalhos a partir do lema “Reforma Urbana: Cidade para todos” e sobre o tema “Construindo uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, e tem como tema específico “Construindo o Plano Diretor de Macaé”.
A Conferência será aberta pelo prefeito de Macaé e pelo coordenador do Plano Diretor. Haverá painéis de discussão, seguidos de debates, sobre diversos assuntos como transporte, região serrana, meio ambiente e saneamento, habitação, etc. Ao final, será elaborado um relatório a ser encaminhado ao governo municipal, à Câmara Municipal, aos segmentos que compõem a comissão preparatória, às comissões preparatórias regional e estadual e à Comissão Executiva Nacional.
A Coordenadoria do Plano Diretor divulga ainda esta semana, os locais de inscrição para a II Conferência. Serão 300 vagas, mais 50 extras a autoridades e palestrantes.