logo

Comissão se reúne para preparar Semana de Ciência e Tecnologia

11/07/2012 10:10:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Entre os dias 16 e 18 de outubro, Macaé recebe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Para preparar o evento, uma comissão se reuniu nesta terça-feira (10), na sede da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Integrantes da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente, de Educação, de Comunicação, da Fundação Macaé de Cultura e da própria Sectec participaram da reunião, que discutiu os primeiros passos para a realização do evento, que acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Semana Nacional de CT, como também é chamado o evento, faz parte de uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, e acontece em diversas cidades e em todos os estados do Brasil. Em Macaé, o tema será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, com subtema voltada para a importância da água - “Água para vida, água para todos”.

A reunião desta terça-feira (10) serviu para fixar ainda mais o tema, estabelecer o público alvo e firmar as parcerias entre as secretarias e órgãos do município.

- Queremos disseminar esta cultura de ciência e tecnologia, principalmente porque não se pode falar em sustentabilidade sem antes pensarmos em novos processos e novas tecnologias. Queremos falar para toda a comunidade macaense, mas, diretamente para os alunos que estão cursando os ensinos fundamental e médio. São os jovens capazes de promover mudanças. As secretarias aqui presentes querem juntas fazer o melhor para que este evento aconteça, disse João Sant’Anna, coordenador de projetos da Sectec.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no estacionamento da Cidade Universitária. A programação e as atividades ainda estão sendo definidas, mas já estão confirmados estandes interativos de variadas instituições e órgãos do município, bem como atividades interativas. Além disso, o evento terá uma novidade: as visitas aos estandes serão guiadas por alunos da UFRJ, oferecendo maior aproveitamento das atividades.