Comitê avalia restrições a aglomerações e isolamento de casos positivos da Covid-19

20/01/2022 18:08:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Jaqueline Carvalho

Medidas restritivas a aglomerações e o reforço dos protocolos de isolamento de casos positivos da Covid-19 foram avaliadas

Em reunião realizada nesta quinta-feira (20), o prefeito Welberth Rezende e os Secretários de Saúde, Liciane Furtado, de Alta e Média Complexidades, Antônio Soares e de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, avaliaram junto a médicos infectologistas e pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), ações que possam reduzir os índices de contágio da Covid-19, com foco no combate a aglomerações e de conscientização da população sobre os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.

“Estamos juntos buscando uma saída técnica para reforçar os atendimentos nas nossas unidades, garantir assistência à população e combater essa nova onda da pandemia”, ressaltou o prefeito.

A reunião técnica reforçou a importância da identificação e isolamento imediato dos casos positivos da Covid-19, mantendo a estratégia de testagem de pacientes sintomáticos realizada atualmente nas cinco unidades de referência: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba, Pronto Socorro do Parque Aeroporto e o Hospital Público Municipal da Serra.

“O momento exige ações que reforcem o isolamento dos casos positivos. Vivemos hoje um cenário de alerta diante do alto índice de contágio da Covid-19, o que requer não só testagem, mas o uso de máscaras, a higienização das mãos e principalmente evitar aglomerações”, destacou Luiz Carlos Braga.

A equipe da Saúde apresentou o novo protocolo definido nesta semana que reforça o atendimento médico para pacientes sintomáticos e o direcionamento de teste de antígeno para pessoas do grupo prioritário.

Medidas como o reforço da campanha de vacinação contra a Covid-19, ampliando o acesso da população a Primeira Dose, Segunda Dose e a Dose de Reforço também foi destacado pelo grupo.

Uma nova reunião do Comitê será realizada na próxima semana com objetivo de discutir também o protocolo de início do ano letivo na rede municipal de Educação.


Fotos Relacionadas