Comitê divulga nome do primeiro condutor da Tocha Rio

31/05/2007 16:29:42 - Jornalista: Equipe Secom

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) anunciou nesta quinta-feira (31), o primeiro condutor da Tocha Pan-americana Rio 2007. O carioca Wilson Gomes Carneiro, primeiro medalhista individual brasileiro em Jogos Pan-americanos, dará início ao Revezamento, no dia 5, em Santa Cruz Cabrália (BA). Segundo o presidente do CO-RIO e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a escolha de Wilson é uma justa homenagem ao ex-atleta, prata na prova de 400 metros com barreiras em 28 de fevereiro de 1951, em Buenos Aires.

– Esta foi uma forma de homenagear todos os atletas brasileiros que já disputaram os Jogos Pan-americanos. Wilson é um personagem histórico do Brasil na trajetória dos Jogos Pan-americanos, por isso nada mais justo do que simbolizar através dele nossa homenagem a todos os atletas brasileiros – justificou Nuzman.

Segundo Wilson Carneiro, o convite, feito pelo próprio Carlos Arthur Nuzman, foi uma surpresa tão emocionante quanto ganhar uma medalha. “É uma grande honra. Corri 400 metros com barreiras e agora vou correr 400 metros com a Tocha Pan-americana nas mãos. Garanto que pra mim a emoção será a mesma. Quando a gente pensa que ninguém lembra mais da gente aparece uma surpresa destas”, afirma o ex-atleta. Aos 77 anos, ele diz que vai começar a treinar na praia, para ganhar fôlego para o revezamento.

A chama Pan-americana será acesa na próxima segunda-feira (4), nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Na terça-feira (5), a chama chega ao Brasil para acender a Tocha Pan-americana Rio 2007 e dar início ao revezamento, em Cabrália. A Tocha percorrerá as 27 capitais brasileiras e outras 24 localidades do país, totalizando 51 pontos de passagem. Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a tocha. Cada condutor percorrerá um trecho de 400m, em comboio pelas ruas das localidades participantes do evento.

O revezamento da Tocha passará por Macaé no dia 11 de julho. Cada uma das cidades anfitriãs se tornará, simbolicamente um Comitê Olímpico Nacional dos países participantes dos Jogos. Macaé vai representar o país de Santa Lúcia, uma ilha vulcânica de 160 mil habitantes, banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe.