A comitiva macaense que está em Lisboa, Portugal, participando da missão à Europa junto com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, participou nesta segunda-feira (19) de rodada de negócios com investidores portugueses das áreas de construção civil, habitação, empreendimentos industriais de grande porte, infra-estrutura e turismo.
A agenda da comitiva macaense liderada pelo prefeito Riverton Mussi realizou encontro na parte da manhã, no salão Pequim do Hotel Olissippo Oriente, com representantes do governo português, e empresários. O embaixador brasileiro em Portugal, José Carlos de Araújo e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira, Antônio Espírito Santo, discursaram durante abertura do evento.
Por telefone, o prefeito Riverton Mussi informou que fez uma apresentação de Macaé para os empresários, abordando a infra-estrutura da cidade, a logística, os setores de indústria e comércio, além do turismo e meio ambiente. “Este é o momento de Macaé apresentar as oportunidades concretas aos investidores e as potencialidades de investimento. Vamos manter as rodadas de negócios com os empreendedores internacionais com foco na busca de investimentos para Macaé”, destacou o prefeito.
Segundo Riverton, a Cidade Universitária – que será inaugurada neste semestre com um bloco de 30 salas de aula e outro para o centro administrativo – foi um dos destaques da apresentação, além de outras ações de desenvolvimento socioeconômico da cidade, com a aplicação da ciência e tecnologia na vida do cidadão e do investidor.
Na parte da tarde, a comitiva macaense se reuniu com empresários dos setores de turismo e infra-estrutura. “Mostramos as facilidades para a instalação de novos negócios, a criação e ampliação dos pólos de desenvolvimento e as condições de saúde e educação disponibilizadas no município. Todos esses fatores contribuem para os empreendedores ampliarem seus negócios em Macaé ou instalarem base na cidade”, pontuou o prefeito.
O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, Alexandre Gurgel, ressaltou que os investidores em potencial receberam material de divulgação sobre o município. “A avaliação da missão à Europa é positiva; a Agência Rio está de parabéns pela organização e nossa expectativa é ampliar a relações comerciais entre Macaé e Lisboa”, observou Gurgel.
De acordo com o coordenador da missão à Europa, Pedro Ernesto, a agenda de negócios tem o apoio do Itamaraty, e nesta segunda-feira reuniu representantes de empresas portuguesas de grande porte. Já o secretário de Estado de Desenvolvimento, Júlio Bueno, proferiu palestra sobre o Estado do Rio de Janeiro.
Também participam da missão, os presidentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), José Edmundo; da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Francisco Agostinho; da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Francisco Navega, além dos representantes do GEPS-Petróleo - Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços de Petróleo e Afins -, Walter Bonifácio e da Rede Petro-BC, Guilherme Cunha e os vereadores Luiz Fernando Pessanha, Maria Helena Salles e Jorge de Jesus. A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset e secretários da pasta econômica de Casimiro de Abreu e Duque de Caxias, também integram a missão à Europa.