logo

COMMADS realiza reunião e apresenta pesquisa realizada no Atalaia

24/11/2025 19:14:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Márcio Borges

O COMMADS se reuniu na tarde desta segunda (24) e apresentou pesquisa realizada no Parque do Atalaia

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), se reuniu na tarde desta segunda-feira (24), no auditório do Paço Municipal, para apresentar a pesquisa sobre monitoramento de mamíferos de médio e grande porte por armadilhas fotográficas no Parque Natural Municipal do Atalaia.

O pesquisador da Selvagem Foco Ambiental, Marcos Felipe da Rocha, apresentou o monitoramento e explicou o objetivo da pesquisa que foi o de confirmar a presença de espécies da mastofauna terrestre de médio e grande porte em diversos ambientes dentro da Unidade de Conservação do Parque Atalaia.

“O intuito foi de registrar ao longo do tempo a abundância e a diversidade de espécies monitoradas e com isso desenvolver pesquisas sobre a ecologia e o comportamento da mastofauna de Macaé”, explicou.

Ele acrescentou ainda que a intenção é que essa mastofauna seja conservada e desenvolver e ampliar as parcerias técnicas com Unidades de Conservação, Órgãos Municipais, Ongs ambientais, Projetos de Pesquisa, entre outros.

O pesquisador mostrou ainda que para fazer o monitoramento, foram utilizadas 25 armadilhas fotográficas, com sistema de informação geográfica e distribuídas por diversos ecossistemas ao longo da Unidade de Conservação do Parque Atalaia.

“Em dois anos de pesquisas, realizadas entre setembro de 2023 a setembro deste ano, apontaram resultados preliminares, como 26 espécies de mamíferos de médio e grande porte; 13 de pequeno porte e 11 espécies ameaçadas de extinção”, informou.

O pesquisador ressalta também a importância das parcerias para evitar a extinção das espécies, como por exemplo, da onça pintada e do tatu-canastra. Além disso, o pesquisador destacou o grande potencial do Parque Atalaia para o turismo de avifauna.

Marcos Felipe conclui que a comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Atalaia é típica de áreas fragmentadas, onde herbívoros e onívoros são predominantes.

“A distribuição desses mamíferos parece ser uniforme na Unidade de Conservação do Parque Atalaia e estudos de longa duração serão necessários para investigar os padrões de distribuição, riqueza e diversidade em relação a fatores ainda não estudados”, conclui.

Após apresentação da pesquisa, o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado, informou que haveria a leitura para aprovação de atas anteriores e o espaço aberto para que os participantes pudessem tirar suas dúvidas.

COMMADS - O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS) é o órgão colegiado autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo do Sistema Municipal de Meio Ambiente - (SIMMA) da Prefeitura Municipal de Macaé.

Algumas de suas atribuições são: auxiliar na definição da política ambiental do Município e acompanhar sua execução; contribuir no aprimoramento dos métodos e padrões de monitoramento ambiental desenvolvidos pelo Poder Público; apresentar sugestões para projeto de lei de relevância ambiental de iniciativa do Poder Executivo;

Apresentar sugestões para a reformulação do Plano Diretor de Gestão Ambiental do Território Municipal no que concerne às questões ambientais; propor a criação de Unidades de Conservação; propor e incentivar ações de caráter educativo, para a formação da consciência pública, visando à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente.


A próxima reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Sana (Edital 04/2025) será no dia o dia 27 (quinta-feira), das 9h às 12h, no Sítio Santana, Rua da Glória, Sana, quando serão apresentados os trabalhos de elaboração e revisão dos planos de manejo das UC. O Conselho Gestor da APA do Sana é importante para garantir que o plano de manejo da APA do Sana reflita as necessidades da comunidade local. Na ordem do dia estará ainda a proposta de criação da Câmara de Turismo Sustentável e Uso Público, com a finalidade de propor normas, critérios e orientações para as atividades e empreendimentos turísticos na APA do Sana com base nos preceitos do turismo sustentável, entre outras atribuições.



Fotos Relacionadas