As chuvas que caíram na última sexta-feira (27) atrasaram o início das competições na XII Exposição Especializada do Mangalarga Marchador de Macaé – Esmmam, que acontece até a próxima terça-feira no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Programadas para serem iniciadas às 9h, na manhã deste sábado (28), as competições foram adiadas pelos organizadores para o início da tarde.
Segundo o coordenador de julgamento, Oswaldo Piragibe Júnior, participam da Esmmam 125 animais que serão julgados em 38 campeonatos (ítens). Dois árbitros da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Machador (ABCCMM) farão o julgamento de todas as competições. Em sua décima segunda edição, a Esmmam é uma exposição tradicional que reúne criadores de vários estados.
A programação teve início com o julgamento do item morfologia de potros (toda uma análise do cavalo) feita primeiro no animal parado e depois em movimento. A competição seguiu com o concurso de marcha e com a prova funcional (onde os peões fazem movimentos com os cavalos entre balizas).
Neste domingo, as competições começam às 9h com julgamento do item morfologia de potros, 13h morfologia de adultos, 17h concurso de marcha e às 20h será a segunda prova funcional.
Os vencedores - primeiro e segundo lugar (reservado) - ganharão prêmio em dinheiro e troféus. O resultado será divulgado na terça-feira. A Esmmam é uma realização da Raça Eventos e da Associação de Criadores de Cavalos de Mangalarga Machador (CCMM) de Macaé, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, da Festa do Peão de Boiadeiros – Barretos (Os Independentes) e do Circuito Barretos de Rodeio.
Durante à noite estão sendo realizados shows. Para agitar a noite deste sábado (28), sobe ao palco a Banda Calypso. A dupla Bruno & Marrone será a atração de domingo (29). Fechando a linha de shows da XII ESMMAM na segunda-feira (30), o grupo Exaltasamba mostrará o melhor do pagode. E na terça, dia do trabalhador, o show é de graça com a banda Eva.