As obras de construção da primeira fase do Complexo Universitário estão bastante adiantadas. A expectativa da Secretaria de Obras é de que os dois primeiros módulos fiquem prontos em fevereiro. De acordo com o prefeito Riverton Mussi, dentro do pacote de R$ 140 milhões de investimentos previsto para 2006, está a segunda fase do Complexo, que vai abrigar a Universidade Municipal de Macaé.
Nesta primeira fase, estão sendo construídos dois prédios - um administrativo e outro universitário - e um estacionamento com 600 vagas. O investimento inicial é R$ 13 milhões, numa área total de 96 mil metros quadrados, sendo 25 mil metros destinados aos dois blocos.
Além dos dois prédios que estão sendo construídos, o projeto inclui uma capela ecumênica, anfiteatro e piscina olímpica. No prédio administrativo haverá quatro pavimentos, sendo o térreo destinado à sala de leitura e uma biblioteca. O segundo andar terá cinco lojas e um saguão e no terceiro andar serão 13 salas, mais almoxarifado, copa e sanitários. O quarto pavimento contará com sete salas.
No módulo administrativo, contará com três pavimentos, cada um com 15 salas de aulas, com 60 metros quadrados. No térreo serão construídas salas para os professores, para o diretor, três salas para conselhos, sala para diretório acadêmico e um auditório com 270 metros quadrados.