Foto: Maurício Porão
Os jovens receberam informações sobre como se comportar no ambiente de trabalho
Jovens do Programa Nova Vida participaram, nesta sexta-feira (26), de uma palestra ministrada pela coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, e pela coordenadora do Projeto Acolher, Priscilla Castilho. O tema apresentado foi “Comportamento no Trabalho”, no período da manhã e à tarde, no auditório do Bloco A, da Cidade Universitária.
O encontro contou com a presença do secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino. Ele disse que ficou muito feliz de participar da abertura do evento e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé.
Ele aconselhou aos jovens a nutrir suas mentes e seus pensamentos com leituras edificantes, por meio de bons livros. “Você pode mudar o destino da sua vida”, afirmou.
“Essa é a primeira ação externa da Casa do Servidor. Vocês estão em uma fase muito importante da vida de vocês e por isso devem aproveitar, ao máximo, todas as oportunidades. A sociedade em que vivemos exige cada vez mais de nós e é por isso que devemos saber lidar com as responsabilidades e nas nossas relações interpessoais”, disse.
Ela falou também sobre o objetivo da Casa do Servidor, que é acolher os servidores cuidados da saúde física e mental, com atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar.
“Falei sobre a importância do respeito à hierarquia, como se comportar no ambiente de trabalho, e, sobretudo, que esses jovens devem sempre buscar conhecimento, procurando sempre aprender, cooperar e interagir com seus pares”, informou.
De olho no futuro
“Esse tema é muito importante, pois eles estão tendo o primeiro contato com o mercado de trabalho. Muitos já saem daqui para outras empresas, inclusive multinacionais”, disse.
Já a jovem Thayana da Silva Jesus, também de 16 anos e estudante do 1ª ano do Ensino Médio, do Ciep da Aroeira, sonha em ser médica veterinária.
“Aprendi a ser mais responsável, a lidar no atendimento ao público e ser uma pessoa mais sociável. No futuro, pretendo me formar em Programador em Computação”, contou.
Programa Nova Vida
“Atualmente estou trabalhando na Secretaria de Obras e estou no programa desde os 14 anos. Essa experiência já mudou alguns comportamentos para a minha vida, principalmente a de ser uma pessoa mais comunicativa”, comentou.