logo

Compras para o Dia das Mães aquecem economia do município

26/04/2013 10:38:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Prefeitura apoia ações para fomentar comércio, como a campanha para o Dia das Mães

Mãe de três filhos de sete, cinco e três anos de idade, a auxiliar de cozinha, moradora da Barra de Macaé, Josimare de Lima, já escolhe o aparelho de som que irá ganhar do marido no Dia das Mães, que este ano será comemorado no domingo (12). Sua família sempre dá preferência ao comércio local, optando pelas compras no Centro, sem se dar conta que com isso colabora para o desenvolvimento econômico e social do município. Para valorizar o comércio local, divulgando sua diversidade e potencialidades, a prefeitura e as associações de empresários locais criaram a campanha “Do presentinho ao presentão, Macaé tem opção”.

A iniciativa da prefeitura e das associações econômicas pretende motivar as compras no município, o que garante os empregos e ainda que os impostos arrecadados sejam revertidos em benefício do munícipe. Esse ciclo aquece a economia e gera, além do desenvolvimento econômico, o social. Os gestores da Secretaria de Indústria e Comércio ressaltam que Macaé conta com um comércio competitivo que inclui diversas franquias.

A campanha começou a ser elaborada há cerca de um mês em seis reuniões entre gestores da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Comunicação Social com membros da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A intenção é que a união possa fortalecer as ações.

“Venda Mais e Melhor”

Esse foi o tema da primeira ação da campanha “Do presentinho ao presentão, Macaé tem opção”. A palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no Sebrae do Centro. O objetivo desta iniciativa é capacitar o comerciante em estratégias de marketing, não somente para o Dia das Mães, mas também para todas as demais datas comemorativas até o Natal. A palestra foi ministrada pela consultora do Sebrae Kátia Gomes, que é psicóloga com MBA em Gestão de Qualidade Total. O encontro abordou decoração de vitrines, promoções aos clientes e layout. Além dessa estratégia, a campanha contará com anúncios na mídia local, incluindo outdoors.

Vendas podem aumentar 30%
O movimento de compras para o Dia das Mães ainda não pode ser observado no comércio local. A previsão dos empreendedores é que as vendas sejam incrementadas a partir do dia 1º de maio e especialmente na semana da data comemorativa. A expectativa dos comerciantes é que as vendas aumentem em torno de 30%.

O gerente de uma franquia de calçados, Eduardo Oliveira, diz que as vendas costumam aumentar após a data de pagamento dos servidores municipais e ainda mais na semana do Dia das Mães. “Uma campanha publicitária sempre deixa o consumidor mais motivado. Acho que será muito bom para o comércio local”, considera. Essa empresa tem três lojas em Macaé e emprega 11 pessoas em cada uma delas.

Também o gerente de uma loja de eletrodomésticos, Anderson Santos, disse que essa iniciativa da prefeitura com as associações de empresários se somará as estratégias de marketing da rede, que intensificará suas propagandas a partir do dia primeiro de maio. Essa empresa tem duas lojas em Macaé que empregam cerca de 50 pessoas no total.