Compras pela internet tem suas armadilhas, alerta Procon Macaé

13/09/2006 15:52:41 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Assim como qualquer outra compra, as feitas pela internet também precisam ser feitas com cautela. O alerta é da secretaria de Defesa do Consumidor/Procon- Macaé, que adianta que antes de efetuarem suas compras, os consumidores devem pesquisar preços, valor de frete e taxas adicionais, além de imprimir a tela do site com dados das compras.

O secretário Eraldo Sant’Ana lembra que esta nova modalidade de compra tem uma série de inconvenientes. “A começar pela imaterialidade da transação, que acontece através do computador, deixando o consumidor sem ferramentas para se amparar”, reforça. Sant’Ana ressalta que esse tipo de problema pode ocorrer em qualquer lugar devido a credulidade de alguns.

Um dos produtos o representante do Procon/Macaé chama atenção é em relação à compra de carro pela internet. “Evite fazer adiantamento de dinheiro, procure verificar se o vendedor possui bons antecedentes e se telefone da empresa é fixo”, orienta Sant’Ana, adiantando que o consumidor deve fazer, nesses casos, somente pagamentos em cartão crédito ou cheque nominal.

Em sites desconhecidos, o consumidor deve tomar um cuidado ainda maior. Procure avaliar se a página e os produtos são de confiança. E se for possível, procure condicionar o pagamento a entrega da mercadoria, exigindo sempre a nota fiscal.

Um alerta maior é para as páginas hospedadas fora do Brasil. É bom lembrar que nesse caso, essas empresas seguem a legislação do país de origem. Em caso de alguma divergência, o consumidor terá que resolver diretamente com o fornecedor.

Dicas para compra segura
- Pesquise preços e valores de frete e taxas adicionais
- Exija nota fiscal
- Páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas do país de origem
- ao receber a mercadoria verifique se há alguma irregularidade, caso isso ocorra devolva o produto com a nota fiscal especificando nela o que ocorreu.
- Procure o máximo de informação que puder sobre o produto e a empresa.