A partir dos próximos meses, a comunicação realizada entre a Secretaria de Educação e as escolas da rede municipal de ensino de Macaé passará a ser digital. As diretoras começarão a receber treinamento a partir de março. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, durante o Encontro de Profissionais de Educação.
- Todas as escolas que possuem internet não precisarão mais enviar ou receber ofícios da Secretaria de Educação via papel. Estamos instalando nas escolas o Ofício Digital. Esse sistema, que já foi implantado em todas as secretarias municipais e tem recebido elogios dos servidores, estará à disposição das diretoras nos próximos meses, disse Guto.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, comentou que o sistema irá facilitar e agilizar a comunicação com as escolas municipais.
- Atualmente precisamos enviar ofícios impressos para as 114 escolas municipais. Com esse sistema que está sendo implantado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, iremos economizar gastos com motorista, combustível, além de papel. Também teremos a certeza de que os ofícios enviados serão recebidos em poucos segundos pelas nossas diretoras, comentou.
Atualmente, o sistema de Ofício Digital está em funcionamento em 147 órgãos municipais, entre secretarias, subsecretarias, autarquias, empresas municipais e conselhos. O sistema foi desenvolvido para a criação, envio, recebimento e acompanhamento de ofícios entre os órgãos do município de forma eletrônica. Em uso desde maio, o sistema já contabiliza mais de cinco mil ofícios.
Com o novo sistema, o envio destes documentos passa a ser via internet, o que representa economia nos gastos com papel, tinta de impressora, além de representar maior agilidade no encaminhamento dos ofícios, que são recebidos em poucos segundos.
O projeto Ofício Digital propõe criar formulários padrões para os documentos oficiais de comunicação entre as Secretarias, tais como ofícios e memorandos, e contempla a capacitação dos funcionários das secretarias no novo processo e na melhor utilização dos recursos de informática.