logo

Comunidade aprova funcionamento do Programa de Saúde da Família no sábado

27/10/2007 13:50:59 - Jornalista: Janira Braga

A senhora Efigênia Cardoso Campos, de 75 anos, aproveitou o sábado (27) para aferir a pressão no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Cajueiros. Ela é uma usuária da rede pública municipal de saúde beneficiada com o funcionamento dos módulos do PSF nos últimos sábados de cada mês.

- Aprovei esse projeto da prefeitura porque ajuda muito – disse a aposentada, que também mediu a taxa de glicose do sangue. Todas as unidades de PSF funcionaram no sábado até às 14 horas. Teresinha Campos, de 50 anos, foi outra usuária que foi ao módulo do Cajueiros. “Estou aqui para pegar meus remédios”, afirmou, certa do atendimento.

Implantado pela secretaria Especial de Saúde, o funcionamento do Programa de Saúde da Família no último sábado do mês representa um ganho para quem não tem tempo de ir ao local durante a semana. O objetivo do projeto, segundo o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, é intensificar a educação de saúde preventiva a todas as comunidades atendidas pelo programa e aumentar o número de famílias beneficiadas.

A enfermeira da coordenação do PSF que trabalhou no módulo do Cajueiros no sábado, Irma Kovacs, informou que no PSF do bairro são disponibilizados no sábado os mesmos serviços realizados durante a semana, como clínico geral, odontologista, enfermagem e imunização. “Este é mais um serviço para atender bem à saúde da população e a tendência é que a demanda cresça”, destacou.