Foto: divulgação
Saídas acontecem de 30 em 30 minutos
A comunidade da Fronteira acordou nesta quarta-feira (31) com uma boa nova. Às 6h15m a linha Fronteira/Terminal Central passou a atender a população, que antes deslocava-se até o ponto mais próximo, no acesso ao bairro Nova Holanda, para embarcar no Sistema Integrado de Transporte (SIT). A criação da linha acontece após entendimento entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Associação de Moradores e Amigos da Fronteira.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, recebeu a reivindicação de transporte do presidente da associação, Itamar Mariano, na segunda-feira (29) e, após entendimento om horário de saída do bairro de 30 em 30 minutos.
Em anos passados, antes da criação do Terminal Barra, o bairro era servido por uma linha de ônibus circular, extinta quando da implantação do Sistema Integrado de Transporte. Desde então, a comunidade deslocava-se para a rodovia Amaral Peixoto para embarcar no transporte público. Com a criação da nova linha a comunidade da Fronteira passa a contar com transporte percorrendo a rua Dr. Manoel Marques Monteiro, com seis paradas já identificadas pela equipe de Sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O presidente da Associação de Moradores afirma ver o retorno da linha como grande benefício à comunidade.
- A comunidade da Fronteira é numerosa e se via carente de transporte para o seu ir e vir diário. Com a linha circulando no bairro é possível garantir melhor circulação e cumprimento dos compromissos -, disse Itamar Mariano que há oito meses está à frente da associação.
Morador do bairro há 35 anos, Miguel das Dores estava satisfeito com a novidade. Ele, que viu o bairro se formar e crescer, afirma que com a linha circulando, a população estará muito mais feliz.
- Agora está uma beleza! Eu e minha família não teremos mais problema de deslocamento para pegar o ônibus -, disse ele.
Amigos de longa data, Otacílio Alves Monteiro e Antônio Luiz da Silva Ramos acompanharam, na manhã desta quarta-feira, a instalação dos pontos de ônibus e declararam ser uma alegria para a Fronteira voltar a contar com transporte no atendimento da comunidade.
- É uma alegria para nós, na verdade um presente de Páscoa -, disse Otacílio, ganhando coro com dezenas de pessoas que, ao perceberam a presença do ônibus na rua, vinham checar a informação de que a Fronteira ganha uma linha exclusiva.
Embarcando no ponto final, em frente à Praça onde está localizado a sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no horário das 10h15m, Edith Souza, 63 anos, comemorava a nova linha. Segundo ela, aposentada, mas que ainda atua como diarista, toda vez que precisava se deslocar era preciso ir ao ponto no acesso a Nova Holanda.
- Fico imensamente feliz com a nova linha, pois não mais precisarei andar longas distâncias para pegar o ônibus. Isso sem contar com maior qualidade de vida já que poderei sair de casa com mais tempo de folga, disse ela.
A linha Fronteira/Terminal Central começa a circular diariamente às 6h15, encerrando às 20h45.