logo

Comunidade da Glória comemora festa religiosa

13/08/2013 16:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró

Festa em homenagem a Nossa Senhora da Glória acontece de quinta-feira (15) a domingo (18)

A comunidade católica macaense da Igreja Nossa Senhora da Glória estará em festa a partir de quinta-feira (15), que é o dia da padroeira. As comemorações também ocorrem na sexta-feira (16), no sábado (17) e no domingo (18). Para os interessados em marcar presença nas celebrações eucarísticas e nos shows, além de apreciar os diversos quitutes nas barraquinhas, o endereço onde vai ocorrer o evento é na Rua Vereador Martins Lacerda 130, Glória. A comemoração tem o apoio da prefeitura.

Centenas de católicos são esperados nos quatro dias da festa de Nossa Senhora da Glória. São fiéis das capelas São Judas (Novo Cavaleiros), Nossa Senhora das Graças (Granja dos Cavaleiros/Vila Moreira), São Benedito (Imboassica), São Francisco de Assis (Mirante da Lagoa), São Marcos (São Marcos) e Santa Cruz (Praia Campista). Essas capelas são satélites da Igreja Nossa Senhora da Glória.

De acordo com o pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, o padre Luís Carlos Pedrini, as famílias da comunidade se confraternizam nas missas, na coroação de Nossa Senhora da Glória e nos shows de cantores católicos que são oferecidos.

- Nessa festa, o tema deverá girar em torno do Ano da Fé, somado à Semana Nacional da Família, que começou no último dia 11 e se encerra dia 17, trazendo para a reflexão da questão da Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família. Os fiéis, em unidade, vão poder comemorar com júbilo sua devoção à Maria, mãe de Jesus, e manter a tradição cristã - disse.

Além dos eventos religiosos, como a missa no dia 15, com coroação de Nossa Senhora, às 19h; a celebração eucarística e semana da família, no dia 16, às 18h; a missa das comunidades e da família, no dia 17, às 18h; e missa no domingo (18) às 8h30 e 19h, haverá a parte social, com entretenimento, gastronomia e lazer.

Serão realizados shows como o da quinta-feira (15), às 20h30, com Alex Sertanejo; o da sexta-feira (16), às 20h, show Forró do Leir e apresentação de quadrilhas - catequese, jovens, comunidade e casais (valendo prêmios); do sábado (17), show de Kal e Junior, às 19h, e bingão - sorteio da rifa da moto e de mais quatro prêmios; e no domingo (18), às

20h30, show com o Grupo Renascer, de Casimiro de Abreu.

Pastorais e grupos da paróquia preparam barraquinhas com caldos, churrascos, doces e salgados.

Sobre as missas diárias, haverá celebração conjuntas de vários sacerdotes. De acordo com o padre José Andrio, celebrante das Capelas que pertencem à paróquia, a comissão da festa está animada e conta com a parceria da prefeitura. “A comissão e as pastorais estão animadas para a realização da festa de nossa padroeira. Vamos ter várias celebrações eucarísticas, a coroação de Nossa Senhora e o grande bingo com direito a muitos prêmios e cuja renda é destinada às obras sociais e civis de nossa paróquia”, revelou o padre.

História da devoção

A paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Macaé possui mais e 40 anos de existência. A santa chegou ao Brasil em 1503, trazida pelos colonos portugueses que chegaram ao país e construíram a primeira igreja a ela dedicada em Porto Seguro, na Bahia. A festa de Nossa Senhora da Glória, cuja data comemorativa é sempre no dia 15 de agosto, é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços.

O Catecismo da Igreja Católica

Segundo a Igreja Católica, a Virgem Imaculada (Maria Santíssima), preservada do pecado original, quando terminada sua vida terrena, foi levada em corpo e alma à glória celestial, e exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas, de modo que ela pode ser mais plenamente conformada com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte. A Assunção da Virgem é uma participação singular na Ressurreição de Jesus e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.

Orações a Nossa Senhora da Glória

Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Imagem de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.