Foto: Ana Chaffin
Previsão é que as ações sejam concluídas ainda este mês. Todas as casas já contam com rede de esgoto.
Os moradores da comunidade da Linha, no Cajueiros, já podem ver os primeiros resultados das ações do programa Água Limpa. O local recebeu obras de drenagem e saneamento básico da área. As obras já estão na fase de acabamento. A previsão é que as ações sejam concluídas ainda este mês.
O Programa Água Limpa foi criado pela Prefeitura com o objetivo de efetuar a macrodrenagem de áreas situadas mais baixas da cidade. O projeto de urbanização na Comunidade da Linha foi uma solicitação dos moradores, quando foi realizada a Câmara Itinerante no bairro. Todas as casas já contam com rede de esgoto. A rua principal já começa a receber a pavimentação.
- Minha casa não enche mais, era um transtorno quando chovia, mas agora tudo está resolvido, conta emocionada, a moradora da comunidade da Linha, Doclemir da silva, de 71 anos.
O Água Limpa é um programa de macrodrenagem do município com investimento total de R$ 277 milhões. Os trabalhos iniciaram em julho de 2008 e contemplarão toda a cidade. Com a obra pronta, o escoamento da água pluvial vai aumentar em 12 vezes, passando de um para 12 metros quadrados de cessão. A iniciativa foi projetada para acompanhar o crescimento de Macaé nos próximos 20 anos.
O pacote de obras de macrodrenagem no município também inclui a elevatória da Rua Télio Barreto, que iniciará sua operação em outubro. Segundo o responsável da área de engenharia do consórcio CBPO Zadar, Eugênio Tourinho, estão sendo realizados trabalhos na parte hidráulica e, em seguida, será feita a urbanização da obra.
O objetivo da elevatória é bombear a água, que sairá do canal da Fábio Franco, com uma vazão de 4,5 mil litros por segundo, até o Rio Macaé. Com todo o sistema de drenagem em operação, Macaé está preparada para o escoamento de água da chuva.