Com a participação da comunidade de Glicério, Região Serrana de Macaé, foi inaugurada a primeira Biblioteca Pública Municipal do distrito, a Henriqueta Marotti. A cerimônia, que aconteceu terça-feira (20), contou com a presença do prefeito Riverton Mussi.
A biblioteca é anexa ao núcleo administrativo do distrito, que possui um auditório anexo. O espaço será utilizado para promoção de projetos da Fundação Macaé de Cultura, como o Roda Viva da Cultura, Ação Macaé Cultural, Palavra Expressa e Ter-lê-ler.
Desde a lei 3.005/07, de 5 de dezembro do ano passado, referente à legalização de bibliotecas comunitárias do município e sua vinculação à Fundação Macaé de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Professora Henriqueta da Costa Marotti será a segunda inaugurada, na Região Serrana de Macaé.
Com nova sede, a biblioteca municipal recebeu mobiliário doado pela Petrobras e 50 novos títulos. O objetivo é aumentar o número de títulos catalogados de três para cinco mil, até o final do ano, e transformar o espaço em um pólo do distrito.
A biblioteca comunitária Henriqueta Marotti, criada por voluntários, estava fechada há três anos. Com a legalização, a Fundação Macaé de Cultura, remanejará dois funcionários para atendimento ao público, assim como será possível firmar convênios para obtenção de recursos estaduais e federais e, ainda, parcerias com empresas privadas, como editoras.
A comunidade prestigiou a cerimônia de descerramento da placa inaugurativa. Romano e Letícia Marotti representaram a família. Letícia leu emocionada um texto de sua autoria em homenagem a sua tia, que era professora e pedagoga e dedicou sua vida à educação em Macaé.
O prefeito Riverton Mussi destacou a importância da educação e cultura para o desenvolvimento do município. “É necessário incentivar a cultura de nossa cidade, para tirar as crianças do risco social, e fortalecer Macaé através do ensino. Por isso, estamos implementando a universidade rural, que beneficiará estudantes da região. Isso porque faremos curso pré-vestibular para os alunos da Serra”, declarou o prefeito.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, informou que é grande o número de usuários da Biblioteca Pública Dr. Télio Barreto, no centro da cidade, que são moradores da Serra. Era preciso contemplar com bibliotecas públicas essa região. Esse espaço vai congregar jovens, crianças e adultos ao sabor da leitura”, disse.