logo

Concluída a fundação da nova elevatória

17/09/2010 16:59:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A fundação, etapa inicial da construção da nova elevatória da Rua Télio Barreto, já está concluída. A informação foi repassada pelo Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé.

Na fundação da nova elevatória foi empregada tecnologia de ponta, como a Jet grout, uma moderna técnica italiana, que garantiu o sucesso da obra, além de atender a uma das preocupações do consórcio: evitar a poluição sonora e o acúmulo de pó que poderia causar problemas aos moradores das proximidades da obra.

A elevatória está sendo construída em terreno situado no final da Rua Tenente- coronel Amado e de frente para a Rua Télio Barreto. Com capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo, vai ampliar o sistema de vazão da bacia de drenagem sete e trabalhar em conjunto com a antiga, que tem capacidade de escoar 3.000 litros por segundo, totalizando uma vazão de 7.500 litros por segundo.

Concluída a fundação, a prefeitura, através do Consórcio CBPO/Zadar, iniciará na próxima semana as escavações da nova elevatória, que, ao entrar em operação, vai reforçar o escoamento pluvial da região, sem inviabilizar o funcionamento da antiga elevatória, situada do outro lado da pista da Télio Barreto, próxima ao Rio Macaé, que entrará em reforma e funcionará junto da nova, ampliando a vazão pluvial em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.

A nova elevatória vai receber quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção.

A construção dessa nova elevatória está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa da prefeitura, onde estão sendo empregados R$ 277 milhões. A obra atende a antiga reivindicação dos moradores dos bairros próximos aos canais da Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa, para acabar com os alagamentos em ocasião de chuvas mais fortes.