logo

Concluída pesquisa na Ilha Leocádia

16/05/2006 14:48:15 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A coordenadoria do Programa Macaé Cidadão concluiu no final de semana, a pesquisa domiciliar iniciada no setor administrativo 05, na localidade da Ilha Leocádia. Ao todo foram 568 domicílios visitados por 52 pesquisadores. Iniciada na última quinta-feira, dia 11, o trabalho foi realizado em três dias. Além de colher informações, a visita dos pesquisadores foi um canal de informação para os moradores de Macaé.

Nesta semana, a equipe do Macaé Cidadão fará a crítica do material recolhido pelos pesquisadores. Mas, num levantamento superficial, já foi possível identificar um ponto bastante difundido em Macaé. O grande número de pessoas que vieram de outros Estados como Pernambuco, Bahia e hoje vivem em moradias sem infra-estrutura, relata, Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão. Muitas dessas pessoas vêm para Macaé sem qualificação para ocupar um trabalho.

Outro fator identificado pelos pesquisadores foi a oportunidade de levar informações, muitas vezes, desconhecidas pela população. “Muitos moradores não conhecem alguns projetos da prefeitura e estão tomando conhecimento, através de perguntas dos pesquisadores voltadas para os projetos municipais”, conta a coordenadora do programa, frisando que os pesquisadores estão fornecendo o telefone dos programas.

A pesquisa domiciliar vai traçar o perfil e o levantamento dos anseios da família macaense. De acordo com Amélia, as informações colhidas pelos pesquisadores direcionarão os projetos da administração municipal. Depois da Ilha Leocádia, os pesquisadores prosseguirão com o trabalho pelos setores administrativos 05 (Barra de Macaé) e 06 (Lagomar). O trabalho está previsto para começar na próxima segunda-feira (22).