Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Projeto agora vai estimular criatividade dos alunos
O concurso lançado para premiar os profissionais da rede municipal que participaram do curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”, formação que faz parte do “Projeto Pedalar”, conheceu seus primeiros vencedores nesta quarta-feira (2). No entanto, os escolhidos terão que aguardar mais um pouco para receberem seus prêmios. Isso porque o resultado só será divulgado no dia 24 de setembro, quando, em uma cerimônia, serão entregues as bicicletas aos autores dos três melhores projetos.
- Muitas escolas desenvolveram projetos interessantes. E a nossa meta é juntar as melhores ideias dos três projetos escolhidos, para que possamos formatar um projeto único que será implantado nas escolas – disse a professora Miriam Calil.
Seguindo o tema proposto “Eu e a bicicleta: uma parceria feliz”, participaram desta etapa do concurso profissionais do Colégio Municipal Renato Martins, que fica na Ajuda de Baixo; do Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, que fica localizado no distrito de Trapiche, na região serrana; da Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos, sediada no Parque Aeroporto e do Centro Educacional Crescer, também com sede no Parque Aeroporto.
Para julgar os melhores projetos, foi montada uma bancada composta por profissionais de diversas áreas. Entre eles, uma psicóloga, um engenheiro, um arquiteto, uma pedagoga e um profissional de educação física. Eles foram responsáveis por julgar se os projetos estavam adequados aos quesitos de julgamento: comunicação/marketing; criatividade; apresentação (dentro dos critérios técnicos exigidos); viabilidade de aplicação e critério livre (avaliação individual de cada julgador). Ao final, os que obtiveram as melhores notas, foram os selecionados.
Cronograma – Após o concurso voltado aos professores, agora é a vez dos alunos da rede pública e privada de Macaé colocarem a sua criatividade no papel. Isso porque o concurso voltado aos estudantes será lançado nas escolas nesta sexta-feira (4). E para os vencedores também estão reservadas como prêmio bicicletas. O julgamento dos melhores projetos desta modalidade acontecerá no dia 18 de setembro e a entrega dos prêmios também no dia 24 de setembro.
O “Projeto Pedalar” é uma realização da Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Educação, com o apoio da UFRJ. A proposta é levar capacitação específica para os professores e estudantes para que eles possam replicar as informações, não só nas escolas, mas junto aos seus familiares e nas comunidades em que vivem.