O Concurso Marca Semfaz, promovido pela Secretaria Municipal de Fazenda, está mobilizando toda a classe estudantil que cursa o ensino médio regular em Macaé. O concurso consiste na criação de um símbolo específico para o setor fazendário, buscando uma identidade visual que estimule o envolvimento da administração pública municipal e a comunidade. As inscrições para o concurso foram abertas no dia 2 de maio em 25 escolas e vão até o dia 30 de junho.
Para se inscrever o aluno deve estar matriculado na rede escolar pública ou privada do município e freqüentar regularmente as aulas. A idade mínima para participar é de 14 anos completos. No primeiro mês de inscrições cerca de 80 alunos procuraram as secretarias das escolas para obter o regulamento contendo as regras para a criação das propostas. O concurso é uma forma de estimular os jovens a assimilar o sentido de contribuinte-cidadão.
Cada participante poderá concorrer com uma única proposta. As marcas devem ser inéditas e produzidas em qualquer técnica, sem limitação de recursos gráficos, e de fácil aplicabilidade em mídia impressa e eletrônica, de modo a possibilitar a inserção em todos os meios e instrumentos de comunicação da Semfaz. Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, tamanho A-4, não devendo conter assinatura ou qualquer marcação de identificação.
Serão considerados os seguintes critérios na avaliação das propostas: originalidade, impacto visual, objetividade, praticidade da marca, clareza, associação com as atividades da Semfaz e símbolo que transmita uma identidade visual. A Comissão Julgadora irá selecionar as três melhores propostas. O autor da marca vencedora vai ganhar um computador. Também receberão prêmios os autores das propostas classificadas em segundo e terceiro lugar, respectivamente, um vídeo game e um DVD.
O resultado do concurso será divulgado durante as festividades de aniversário da cidade, no período entre 23 e 29 de julho. A data da entrega da premiação está marcada para o dia 9 de agosto, no auditório do Paço Municipal. O evento conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Comunicação Social, além do apoio da Coordenadoria Regional Norte Fluminense II – Secretaria de Estado de Educação, e Unidade de Ensino Descentralizada de Macaé – Uned. A União Macaense de Estudantes (UME) está auxiliando a divulgar o concurso nas escolas e participando efetivamente da Comissão Organizadora.