Conectividade. Essa á a tônica que vai direcionar os trabalhos nas empresas, disse Heitor Chagas, diretor de Recursos Humanos (RH) da Petrobras, durante palestra ministrada no I Fórum de Recursos Humanos de Macaé, que conta com o apoio da prefeitura. O evento, realizado no hotel San Diego, reuniu profissionais e estudantes da área de RH. Paralelo ao Fórum aconteceu a Feira de Produtos e Serviços voltados para a área.
A conectividade, lembrou Chagas, é a oportunidade que todos têm de se comunicar com os demais funcionários, para repassar aquilo que fazem e são capazes de fazer. “Tudo isso vai possibilitar que a energia de cada um dentro da empresa haja maior interação”. Segundo ele, isso irá resultar no aumento da produção.
De acordo com Chagas, há ainda muita falta de comunicação entre os setores de uma mesma empresa. “As empresas investem em equipamentos e redes internas, e as pessoas continuam sem interação”, avaliou.
Para ele, com esse processo torna-se impossível agregar valores. “É hora de abrir os canais de comunicação”, frisou o palestrante. Chagas lembrou que as empresas têm que criar oportunidades de sinergia. “Isso é possível compartilhando recursos”, afirmou o diretor.
Para a presidente do ABRH-RJ, Leila Nascimento, o Fórum teve como proposta reforçar a importância do desenvolvimento de pessoas que atendam ao crescimento da região. “As empresas estão percebendo o que faz a diferença é reter esses talentos”.