O sociólogo e educador Miguel Arroyo é o convidado da conferência realizada pela Secretaria de Educação, através do Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG), que engloba “O discurso docente e o educador como autor de conhecimentos da e sobre sua prática pedagógica”. O encontro gratuito será realizado na Cidade Universitária, no dia 6 de março, das 9h às 12h. As inscrições, com vagas limitadas, estão disponíveis aqui.
Miguel Arroyo é nome reconhecido pelas contribuições à educação brasileira tanto no Ensino Superior como na Educação Básica, sendo grande defensor da educação integral. Atualmente é professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo atuado como secretário de Educação de Belo Horizonte e na criação da Escola Plural, proposta político-pedagógica em que o processo educativo deve ser considerado conforme os ciclos de formação do ser humano.
A Coordenadora do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, Regina Celia Santos Nascimento, ressalta a importância dessa e de outras oportunidades de incremento profissional oferecidas pelo espaço. “A intenção é sempre possibilitar trocas de conhecimentos entre docentes de modo que possam contribuir na melhoria do ofício da docência e melhores resultados na aprendizagem dos discentes”, afirma, destacando que as atividades gratuitas são voltadas aos professores e demais profissionais da educação da rede municipal, estadual e privada de ensino.
A conferência em Macaé contará com mediação da professora Gelta Terezinha Ramos Xavier, doutora em Educação pela UFMG. Quem desejar, poderá participar do encontro pela modalidade online, através do link de transmissão que será enviado por e-mail um dia antes da conferência.