Foto: Rui Porto Filho
Objetivo é definir planos de ação para resolver os problemas do cotidiano das cidades
A partir desta quarta-feira (1º), estão abertas as inscrições para a participação na quarta Conferência Municipal da Cidade que reunirá lideranças políticas e comunitárias, representantes de ONGs e demais membros da sociedade civil organizada de Macaé. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 deste mês, na Cidade Universitária, e o intuito é definir metas para o desenvolvimento urbano nos próximos anos, por isto o governo municipal mobiliza a população.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) ou acessando o link aqui.
A inscrição é necessária para garantir a participação na conferência, mas, as pessoas que quiserem ser delegadas, ou seja, ter direito a voto nas questões que forem apresentadas durante o evento, precisam ser indicadas por alguma instituição devidamente regulamentada no município. A comissão organizadora vai se reunir na próxima segunda-feira (6) para discutir o regulamento da conferência.
Para que grande número de pessoas participem do evento, a prefeitura tem feito reuniões
semanais nas comunidades, com presença de moradores e líderes de associações de bairros e distritos. A próxima será na Associação de Moradores da Lagoa, na quarta-feira (8), às 18h, para os bairros do Setor Administrativo 1.
Veja abaixo o cronograma das próximas reuniões, marcadas sempre para as 18h. O local é definido perto da data do encontro e comunicado aos representantes comunitários que devem informar aos moradores de cada setor.
Como o nome diz, a Conferência da Cidade busca definir planos de ação para resolver os
problemas do cotidiano das cidades, indicando as prioridades ao governo. É uma iniciativa
do Ministério das Cidades, por isto acontece em todo o país, está na quarta edição e tem sido importante ferramenta para a construção da política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. A conferência discutirá ações nas áreas de Habitação, Moblidade, Saneamento, Ambiente e Urbanismo.
O município de Macaé constituiu uma comissão que está elaborando todo o evento num trabalho integrado entre as secretarias de Ordem Pública, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, além da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Empresa de Saneamento e Esgoto (Esane) e parceria com a Câmara Municipal. Representantes de movimentos populares, entidades sindicais, ONGs diversas, empresários e classes trabalhistas em geral estão envolvidos nesse encontro, desde a preparação, principalmente quanto às discussões sobre política urbana.
Cronograma das próximas reuniões:
Setor Administrativo 1
Dia 8 de maio (quarta-feira):
Cavaleiros, Glória, São Marcos, Lagoa, Mirante da Lagoa, Imboassica, Cancela Preta,
Vale Encantado, Granja dos Cavaleiros, Jardim Vitória e Novo Cavaleiros.
Administrativo 2
Dia 9 (quinta-feira):
Riviera Fluminense, Praia Campista, Sol Y Mar, Costa do Sol, Visconde, Miramar, Novo
Horizonte e Campo do Oeste.
Administrativo 3
Dia 10 (sexta-feira)
Aroeira, Botafogo, Virgem Santa, Horto, Jardim Santo Antônio, Nova Macaé e Malvinas.
Administrativo 4
Dia 13 (segunda-feira):
Centro, Imbetiba, Cajueiros e Alto dos Cajueiros.
Administrativo 5
Dia 14 (terça-feira)
Barra, Nova Esperança, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Parque União e
Fronteira.
Administrativo 6
Dia 15 (quarta-feira):
Parque Aeroporto, Parque Atlântico, São José do Barreto, Engenho da Praia, Lagomar e
Cabiúnas.
Região Serrana
Dia 16 (quinta-feira):
Cachoeiras de Macaé, Sana, Córrego do Ouro, Glicério e Frade.