logo

Conferência de Políticas para Mulheres acontece nesta quarta-feira

11/09/2015 17:29:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

"Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Este é o tema da IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada nesta quarta (16) e quinta-feira (17), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Estrada do Caminho, Ajuda de Baixo.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), irá fortalecer a política nacional para as Mulheres, propor metas, diretrizes e reforçar o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

Segundo a presidente do Comdim, Conceição de Maria Rosa, esse momento propicia reflexão e discussão nas transformações sociais. "O evento é usado como estratégia na garantia de direitos das mulheres", destacou.

A IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será das 14h às 17h30, no dia 16 e das 8h às 17h30, no dia 17 terá quatro eixos de debates: "Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios"; "Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios"; "Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações" e "Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações".

- A conferência serve como espaço aberto à população para propor políticas públicas, bem como indicar quais as ações já existentes que merecem ser fomentadas, melhoradas ou extintas. Em especial, quando falamos de políticas para as mulheres, é importante que todas participem deste momento de discussão para conseguirmos nossos direitos e necessidades -, pontuou a coordenadora do Ceam, Jane Roriz.

Os interessados em participar poderão se inscrever no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), na Rua São João, nº 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal), ou enviar dados (nome, CPF, telefone, e-mail, endereço e entidade que representa) para o e-mail conferenciamulher2015@yahoo.com.br. No final do segundo dia serão eleitas dez delegadas de Macaé para a conferência estadual, que ocorrerá no mês de dezembro.

Veja a programação:

Dia 16

13h30 – Credenciamento.

14h30 – Mesa de abertura com a presença do Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da presidente do Comdim e representante do CEDIM/RJ.

15h30 – Leitura e Aprovação do Regimento.

16h – Atração cultural: Portadores da Alegria.

16h30 – Mesa I - Contribuição dos Conselhos dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas: avanços e desafios, com Sonia Latgé - conselheira do Cedim/RJ.

17h30 - Encerramento

Dia 17

8h- Abertura

8h15 - Mesa II - Mais direitos, participação e poder para as mulheres, com Adriana Mota, superintendente de Enfrentamento à Violência contra as mulheres da subsecretaria de Políticas para Mulheres/Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos/RJ e Rosa Maria Fonseca, Conselheira e Presidente da Comissão OAB-Mulher do Estado do Rio de Janeiro.