logo

Conferência de Saúde é encerrada nesta sexta

29/11/2024 15:09:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Nesta sexta (29), houve discussão de propostas nos Grupos Temáticos (GT)

O segundo dia da 16ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé, que teve como tema: "SUS: O desafio de ser Único debate em torno da eficiência” realizou nesta sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal, a discussão e elaboração de propostas dos Grupos de Trabalhos (GTs). O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

A conferência de saúde é um amplo fórum de debates que conta com a participação de toda a sociedade civil e representante do governo com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando ganhos de qualidade de vida para toda a população e maiores condições para o desenvolvimento da sociedade. Ou seja, a conferência de saúde é um espaço de diagnóstico e debate que objetiva orientar o início do planejamento plurianual da gestão, em todas as esferas de governo.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Roberta Magalhães, as propostas depois de aprovadas irão compor o Plano Municipal de Saúde para o ano de 2026.

“Vamos discutir todas as propostas que também servirá para nortear o que será levado para a Conferência Temática Nacional que vai tratar da saúde do trabalhador. O evento está previsto para acontecer no mês de agosto de 2025”, informou.

Os Grupos de Trabalhos foram divididos em três eixos: “Sistema Único de Saúde: Os 34 Anos do SUS Comemorados em 2024”; “Saúde do Trabalhador (a) e Educação em Saúde, Políticas Públicas Para Saúde e Qualidade de Vida Como Direito Humano” e “Gestão e financiamento dos serviços de saúde. Divisão de Responsabilidades no SUS, Quem Cuida do Quê?”.

Após a plenária final com a consolidação das diretrizes e relatório preliminar, o evento foi encerrado às 17h.


Fotos Relacionadas