A VI Conferência Municipal de Assistência Social realizada nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), reuniu autoridades e população. Com o tema “Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, o evento anual tem como objetivo debater os problemas e criar soluções para o enfrentamento das mazelas da sociedade.
Presente na Conferência, o prefeito Riverton Mussi enalteceu as ações desenvolvidas no âmbito social durante o governo.
– São mais de 180 programas sociais. Recentemente, foi noticiado no Jornal do Brasil, através de um estudo realizado pela Florenzano Consultoria que Macaé investe no social 3,4 vezes mais que a média nacional, representando um gasto de R$ 1.450 por habitante no ano – destacou o prefeito.
Depois do pronunciamento das autoridades, a Conferência prosseguiu com a palestra da doutora em Serviço Social pela UFRJ, Érica Vieira.
– Um evento dessa magnitude contribui para a reflexão social na esfera municipal. Na Conferência, buscamos destacar o papel dos governos na implementação da nova política de assistência social e na construção do SUAS, um desafio na efetivação do direito – afirma Érica, acrescentando a necessidade de diálogo entre as políticas públicas como saúde, educação, trabalho, habitação com a assistência social.
No auditório do Macaé Centro, a participação popular contou com grande número de jovens. Além deles estiveram presentes no evento o secretário municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, o secretário Executivo de Assistência Social, Waldeci Brandão, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Vânia Tolipan, o vereador Júlio César de Barros, representando o poder Legislativo e o coordenador de programas sociais da Petrobras, William Oliveira.