O Fundo Municipal de Assistência ao Idoso (Fundai) promove na próxima quinta-feira, dia 23, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Macaé. O evento acontece a partir das 8h às 18h no auditório do Paço Municipal. O principal objetivo é a discussão de temas para a implantação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. Os resultados serão levados à Conferência Estadual, que acontece no Rio de Janeiro ainda neste semestre.
A programação começa às 8h, com credenciamento e coffee-break. A abertura, às 9h, terá a participação da gestora do Fundai, Cátia Crespo, do secretário de Promoção Social, Valdeci Brandão, e da presidente do Conselho Estadual do Idoso, Isabel Monteiro. A palestra da abertura, com o tema “”Políticas Públicas voltadas ao Idoso no município”, será com a assistente social Marilene Góes.
Às 10h, acontece o painel “Ações para a efetivação dos direitos da pessoa idosa quanto à promoção, proteção e defesa”, com o advogado Leonardo Cunha. Logo depois, a palestra é sobre “Saúde da Pessoa Idosa”, com a médica Ana Lúcia Jardim.
Às 10h40m, a subsecretária municipal de Educação, Leda Vieira, fala sobre “Impacto do envelhecimento populacional: família e escola”. Às 11h, é a vez da palestra “O papel da vigilância sanitária nas instituições de longa permanência”. Logo depois, Isabel Monteiro, presidente do Conselho Estadual do Idoso, fala sobre “Assistência Social à pessoa idosa”. Às 11h40m a palestra é sobre “Previdência Social: breve conceituação e impactos sociais”.
Na parte da tarde, a partir das 14h, começa a formação de grupos para discutir os temas e encaminhamento das propostas. Às 15h, acontece a apresentação das propostas e a votação. Às 17h, será elaborado o relatório final do evento, e às 17h30m, a eleição dos delegados que vão representar Macaé na conferência estadual.