logo

Conferência Municipal de Meio Ambiente será aberta nesta terça

24/10/2005 16:19:42 - Jornalista: Marilene Carvalho

O projeto Corredores Ecológicos e abordagem sobre Invasões em Áreas de Preservação serão destaques da abertura da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que tem abertura marcada para esta terça-feira (25), às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro. As inscrições ainda podem ser feitas pela internet, através do site oficial do município (www.macae.rj.gov.br). Até ontem tinham sido registradas em torno de 250 inscrições on line.

Do dia 25 ao dia 27 de outubro, as principais questões ambientais que afetam o município serão discutidas na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental, Qualidade de Vida e Uso de Ocupação de Unidades de Conservação estão entre os temas que serão abordados durante o evento. A programação inclui debates, painéis e oficinas, que começam na quarta-feira, dia 26.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, a Conferência será um fórum gerador de informações e diretrizes para servir de instrumento ao Plano Diretor que está sendo elaborado pelo município. “Como as oficinas do Plano Diretor com a comunidade estão em andamento, vamos aproveitar o evento para endossar as propostas em um documento intermediário ao Plano. Iremos formar grupos de discussões que vão continuar atuando mesmo após o encerramento da Conferência”, adiantou.

Durante a oficina, o secretário de Meio Ambiente vai lançar o projeto de implantação de Corredores Ecológicos nas áreas verdes do município. A idéia é fazer de Macaé um grande produtor de mudas de Mata Atlântica, que seriam usadas para reflorestar áreas devastadas do município e da região. “Além disso, a produção de mudas incentiva o desenvolvimento sustentável e é um mercado em crescimento no país”, explicou Fernando Marcelo.

O primeiro tema debatido será “Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos”, com a participação dos representantes do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, Rovani Dantas, do representante do Ministério do Meio Ambiente, Werber Silva, do representante do Conselho das Bacias Hidrográficas, Paulo Marinho, e do coordenador do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), Francisco Esteves.

No mesmo dia, a partir das 14h, o tema discutido será “Uso e Ocupação de Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Permanente”, com a participação de Demetre Anastassake, da professora Maria Fernanda Quintella (UFRJ) e dos representantes do Crea-RJ, Canage Vilhena e Rodrigo Machado.

Na quinta-feira, dia 27, a partir da 9h, a pauta será “Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida”, com a participação de Danilo Maltez (Commades), Adacto Ottoni (Crea), Emo Amador (URFJ) e Luiz Gomes (Funasa). Em seguida, começa o debate sobre o tema “Atividades Econômicas versus Sustentabilidade”, com a participação de Cristina Haas (Agenda 21), Edgar Rangel (Petrobras), Ronaldo Lobão (UFRJ/UFF), Nilton Novo (Emater) e Jorge Xavier (UFRJ). Depois de todos os debates, vão acontecer oficinas sobre os temas.