logo

Congresso Brasileiro de Medicina aborda projetos de Macaé

30/11/1999 00:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Uma das hortas funciona no Estratégia Saúde da Família do bairro Campo D´Oeste

Dois profissionais da rede municipal pública de saúde de Macaé vão participar do 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que acontece nesta quinta-feira (2) até domingo (5), na Expo Unimed Curitiba, no Paraná. Os trabalhos foram inscritos e selecionados pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, organizadora do evento.

O assistente social Antônio Jaques Cavalcanti vai apresentar o projeto "Que mato é esse?", desenvolvido desde 2015 e que utiliza ervas como erva doce, capim limão, cidreira, hortelã e boldo do chile para tratar problemas como ansiedade, estresse e hipertensão. Os alimentos são oriundos das hortas existentes no Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Campo D´Oeste e no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad).

Já a médica Andréa Gonçalves da Silva, uma das idealizadoras do "Que mato é esse?", vai falar sobre "A atenção básica na ressocialização de menores infratores". As atividades são complementares, já que os jovens e adolescentes assistidos pelo Criaad são responsáveis pela colheita dos alimentos no local. "A utilização das ervas é uma forma de cuidar da saúde com o resgate de culturas comunitárias", disse Andréa.