logo

Congresso das Guardas começa nesta quinta com desfile e salto de pára-quedismo

19/09/2007 18:03:46 - Jornalista: Catarina Brust

Desfile das corporações pelas ruas do centro da cidade e apresentação do grupo de pára-quedismo da Guarda Municipal de Macaé marcam, nesta quinta-feira (20), a abertura do 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O desfile composto por viaturas de diversas guardas municipais do país começa às 13h30, da praça Washington Luiz. Já o salto do grupo de pára-quedismo acontece na praia dos Cavaleiros, às 16h30. A abertura do Congresso será às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

O prefeito Riverton Mussi participa da abertura do evento, que terá a apresentação da Banda Marcial da GM do Rio. O Ministro da Justiça, Tarso Genro, que está de viagem marcada para o Principado de Mônaco, onde reforçará o pedido de prisão preventiva do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, mandará representante para a abertura do acontecimento, assim como o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que está na Itália.

O Congresso continua na sexta-feira (21) e sábado (22), no Macaé Centro, com palestras e workshops. O evento visa fortalecer o intercâmbio e o aperfeiçoamento legislativo dessas instituições municipais de segurança pública, além de aproximar e integrar as guardas municipais de todo o país, discutir ações interestaduais e intermunicipais de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de programas de gestão da segurança municipal.

A GM de Macaé promoverá três eventos paralelos. Na sexta (21), às 8h, será realizado o 1º Circuito Ecológico das Guardas Municipais, no Parque Municipal Atalaia, e às 14h, o 1º Torneio Nacional de Karatê das Guardas Municipais, no Macaé Centro; no sábado (22), às 8h, acontece a 1ª Prova Nacional de Corrida Rústica das Guardas Municipais, na Linha Azul.

Feira – Em paralelo, acontece a II Feira Nacional de Segurança Pública Municipal e o VI Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal. A Feira terá 18 estandes com as últimas novidades do setor de equipamentos de segurança pública municipal. A Bosch do Brasil trará mais de R$ 1 milhão em equipamentos. O maior projeto de monitoramento público de imagem do país, foi instalado pela empresa na cidade paulista de Campinas.

A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) traz um novo conceito de segurança, com a integração das áreas de atendimento de ocorrências (trânsito, emergência na área de saúde, segurança, defesa civil e Setec), focado numa postura preventiva. A proposta é prover a cada ocorrência múltiplas respostas.

- A divisão de equipamentos de segurança da Bosch tem seis anos, e a cada ano, mais uma grande empresa do setor é adquirida pelo grupo. O conceito é construir um sistema integrado. A Bosch Sistemas de Segurança é globalmente um dos cinco maiores fabricantes de equipamentos de segurança - explica o engenheiro de vendas de Sistemas de Segurança da Bosch, José Carlos Hollaender.

As guardas municipais de Macaé, do Rio, Campinas, entre outras, mostrarão seus projetos. “A GM de Macaé vai expor veículos e também o ultraleve que é utilizado no serviço de reconhecimento, apoio, salvamento e informações. Os projetos sociais como as guardas Sênior e Mirim também serão apresentados aos congressistas e visitantes. A Guarda Sênior, pioneira no país, já é referência nacional e receberá um prêmio de qualidade do Conselho Nacional das Guardas Municipais”, observa Antônio Franco, diretor presidente da GM de Macaé.

Já o VI Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal busca a integração dos organismos municipais com a sociedade civil para traçar ações voltadas à segurança.