Guarda Sênior, Mirim, Ambiental, Ronda Escolar, grupamento de Operações Especiais (rapel tático), entre outros, são alguns dos projetos que a Guarda Municipal de Macaé apresentará durante o XVIII Congresso Nacional das GMs. O evento começa na quinta-feira (20) com um desfile das diversas guardas municipais do país pelo centro da cidade, a partir das 13h30. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, fará a abertura do Congresso às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. São esperadas cerca de dois mil participantes, representantes de 200 municípios brasileiros.
Riverton Mussi destaca a importância do Congresso Nacional das Guardas Municipais para discutir as novidades em instituições municipais de segurança pública. “Temos em Macaé uma Guarda Municipal qualificada, que possui cerca de 600 agentes que cuidam do patrimônio público, além de dar apoio à segurança nos eventos e à polícia. Por meio do Congresso, nossos guardas municipais poderão trocar experiência com outros integrantes das guardas de todo o país e mostrar projetos de sucesso na cidade como o Guarda Sênior e o Guarda Mirim”, ressalta.
Única do país, a Guarda Sênior de Macaé conta com um efetivo de 100 agentes. No dia da inauguração da Cidade Universitária, em julho, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que foi recepcionado por integrantes do programa, elogiou o projeto. “A prefeitura de Macaé está de parabéns pelo carinho com que trata a terceira idade”, disse. O Programa Guarda Sênior oferece ao idoso uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Cada guarda recebe um salário mínimo por quatro horas diárias de trabalho.
O governador Sérgio Cabral participará da abertura do evento, juntamente com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Côrrea, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Montes, entre outras autoridades.
O Congresso visa fortalecer o intercâmbio e o aperfeiçoamento legislativo dessas instituições municipais de segurança pública, além de aproximar e integrar as Guardas Municipais de todo o país, discutir ações interestaduais e intermunicipais de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de programas de gestão da segurança municipal. Paralelo ao Congresso será realizado o Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a II Feira Nacional de Segurança Pública (Fenasem).
A Guarda Municipal de Macaé estará apresentando seus projetos num estande da Feira, que contará com a participação de outras guardas do país e de empresas que atuam na área de equipamentos de segurança, como a Bosch. A GM do Rio fará uma apresentação especial de show dog, com seis agentes e quatro cães integrantes do grupamento da guarda carioca. Várias GMs do estado de São Paulo também estarão com estandes na Feira.
Durante o Congresso, a GM de Macaé promoverá três eventos paralelos. Na sexta (21), às 8h, será realizado o 1º Circuito Ecológico das Guardas Municipais, no Parque Municipal Atalaia, e às 14h, o 1º Torneio Nacional de Karatê das Guardas Municipais, no Macaé Centro; no sábado (22), às 8h, acontece a 1ª Prova Nacional de Corrida Rústica das Guardas Municipais, na Linha Azul.
O Congresso é promovido pela prefeitura e Guarda Municipal de Macaé e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), e tem apoio da secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Segurança Pública (INSP), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e da Viva Rio. O Instituto de Pesquisa em Segurança Pública Municipal (Ipecs) e a Leal Mart Criativos Associados organizam o evento.