logo

Congresso que integra ciências aquáticas e sociedade começa nesta sexta

21/08/2007 17:11:20 - Jornalista: Janira Braga

Macaé sedia a partir desta sexta-feira (24), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, o 11º Congresso Brasileiro de Limnologia. Promovido pelo Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prefeitura e Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL), o evento visa integrar ciências aquáticas e sociedade e trará os maiores especialistas em limnologia do país.

Apresentações orais, conferências, palestras, mesa redonda, oficinas e apresentação de painéis serão promovidos até o dia 28 no Macaé Centro, com o tema “Limnologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade”. Ecossistemas aquáticos continentais, incluindo ambientes de água doce e salinos, como lagos, lagunas, lagoas, açudes, e outros, serão abordados.

As inscrições estão abertas no site http://www.sblimno.org.br. Entre as apresentações orais estão previstas as abordagens de “Rios/Planície de Inundação”, “Bentos/ Biomonitoramento”, “Diversidade”, “Reservatório”, “Fitoplâncton”, “Zooplâncton”, “Cadeias Alimentares”, “Bactérias Planctônicas”, “Educação Ambiental”, “Limnologia Geral”, entre outros.

Conferências com os temas “Lejeune de Oliveira: Tipologia Ecológica de Rios Brasileiros”, “Água: Bem Ecológico, Econômico e Social”, “Educação Ambiental e Limnologia”, “Desenvolvimento Humano e a Água no Brasil e o Mundo”, serão abordadas, entre outros temas.

Oficinas com temas como “Mudanças climáticas, energia e limnologia”, “Responsabilidade Social e Água”, “Limnologia Experimental”, “Estudos estratégicos de Bacias Hidrográficas”, “Limnologia em Reservatórios”, “A Limnologia precisa de Educação Ambiental? Qual?”, “Exploração de Petróleo e Recursos Hídricos” também estão na programação. A solenidade de abertura será promovida dia 24 de agosto, às 18h30min, no Macaé Centro e o congresso deve reunir 1,2 mil especialistas.