logo

Conjunção de esforços contra irregularidades ambientais

12/09/2007 16:18:08 - Jornalista: Equipe Secom

A equipe de fiscalização da secretaria executiva de Meio Ambiente (Semma), juntamente com a secretaria executiva de Obras (Semob), Guarda Municipal, Guarda Florestal e a Procuradoria do município trabalharam como força-tarefa, durante a manhã do dia 11 de setembro para coibir invasões em áreas privadas e públicas em várias localidades.

Uma das denúncias dizia respeito ao Vale Encantado, que tem várias construções irregulares, fora dos padrões determinados para aquela área. Os moradores têm reclamado de um princípio de favelização. Chegando ao local, a equipe descobriu um dos lotes com barraco de madeira e ferramentas: foice, machado, enxada e cavadeira.

A madeira da área desmatada pelo invasor, que não foi encontrado no local, era levada para um buraco de mais ou menos seis metros de profundidade para virar carvão. Além disso, foram encontrados um milheiro de tijolos e alguns blocos de concreto. O barraco foi derrubado e as ferramentas apreendidas. O procedimento correto nessa área, que é particular, seria o proprietário apresentar projeto de utilização e de porcentagem de área a desmatar para a Semma aprovar.

De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, o mutirão continuará agindo no Vale Encantado. Já o chefe de fiscalização da Semob, José Ronaldo Massena, diz que as ações conjuntas ganham muita mais legitimidade e força, ampliando a cobertura e resolução de problemas ambientais no município. “É o tipo de ação eficaz e eficiente que vai ter continuidade”, afirmou.