logo

Conselheiros aprovam nova escola no Engenho da Praia

14/08/2007 18:33:15 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A Escola Municipal de Educação Infantil Esmeria Reid dos Santos, inaugurada no dia 22 de julho, no Engenho da Praia, promoveu uma tarde de integração nesta terça-feira (14), com o Conselho Municipal de Educação. Os conselheiros foram conhecer a escola após participarem de reunião com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro. A escola atende crianças de dois a cinco anos de idade.

De acordo com a secretária, o encontro foi de muita importância para o Conselho. “As conselheiras puderam verificar o espaço físico e as atividades feitas com os alunos na escola”, disse Milmar. Segundo ela, a escola está sendo estudada para ser de ensino integral, dependendo da verificação do espaço físico disponível para oficinas e a autorização dos pais dos alunos para finalizar a idéia.

“Eu sempre passo para os conselheiros que eles também fazem parte da nossa equipe”, comentou a secretária, ressaltando que preza pela parceria feita com os conselhos. De acordo com ela, as visitas do Conselho são sempre proveitos: são quando eles verificam todo trabalho discutido e votado nas reuniões. ”A qualidade do ensino é o que nos importa”, disse Milmar.

- Nossa parcela no conselho é colaborar nas políticas públicas do município, fazer o acompanhamento do projeto de elaborações de normas para atender o sistema municipal de ensino, ressaltou a Secretária do Conselho Municipal de Educação, Maria Regina da Silva.

A visita reuniu professores e conselheiros que sempre participam das ações educacionais de Macaé, como Ana Maria Pinto, Rosane da Costa Porto, Maria Regina da Silva Santos, Edna Bichara, Elizabete Franco de Azevedo,além de outros membros da Secretaria de Educação e do Conselho.

Conselho - A finalidade básica do Conselho é assessorar o governo municipal na formulação da política educacional, em consonância com as normas legais correspondentes e as diretrizes traçadas pelo Chefe do Poder Executivo. As funções do conselho são consultiva, normativa, propositiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora. Participa, dentre outras atividades, da elaboração do Plano Municipal de Educação e da avaliação de desempenho funcional dos profissionais da área.

O Conselho Municipal de Educação tem 37 membros (19 titulares e 18 suplentes), nomeados para um mandato de dois anos, sem remuneração, escolhidos entre educadores, secretários e representantes de entidades civis. Foi criado pela Lei nº 1611/95, de 10 de outubro daquele ano, reformulada pela Lei Complementar nº 002/97.